Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento apresenta inovações tecnológicas na Mostra de TIC 2007

Notícias

Planejamento apresenta inovações tecnológicas na Mostra de TIC 2007

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 26/3/2007, Iniciativas do Ministério do Planejamento como os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), a gestão da qualidade de cadastros sociais do Governo, as ações para integração dos sistemas estruturadores e para a universalização da banda larga no país serão apresentadas na Mostra TIC 2007.

A Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público também contará com o lançamento da nova versão do Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic). O evento ocorre de 27 a 29 de março, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Uma das iniciativas em destaque será a implantação de uma rede nacional de recondicionamento de equipamentos de informática para a inclusão digital. Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) funcionam como pequenas fábricas, recebendo doações em larga escala de equipamentos de informática usados, oriundos da administração pública e da iniciativa privada. Neles, jovens de baixa renda, orientados por técnicos experientes, realizam o recondicionamento.

Os beneficiários dos equipamentos recondicionados são telecentros comunitários, escolas públicas, bibliotecas e outros projetos de inclusão digital do país, selecionados pelas instituições parceiras do projeto. Três unidades estão em funcionamento nas cidades de Porto Alegre, Guarulhos (SP) e no Gama (DF).

O projeto será apresentado pelo secretário adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Rodrigo Assumpção, às 16h15 do dia 27.

O diretor do Departamento de Serviços de Rede, Antônio Carlos Alff, participará do painel “O futuro é agora: Cidade Digital” sobre massificação da banda larga no país, às 14h15 do dia 28.

Estarão em debate as estratégias para conectar os prédios públicos do país e a contribuição dessa iniciativa para a integração de políticas sociais e para a generalização das políticas de governo eletrônico. Alff substituirá o secretário Rogério Santanna.

Qualificação cadastros sociais

O Projeto de Gestão da Qualidade do Censo Previdenciário, desenvolvido pelos Ministérios do Planejamento e da Previdência Social vai apresentar na Mostra TIC 2007 os resultados da aplicação de inteligência em sistemas para a identificação de indícios de pagamentos indevidos de benefícios sociais. O trabalho ocorre em conjunto com o Instituto Nacional de Seguridade Social e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.

O sucesso da iniciativa tem atraído outros órgãos como os Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, no sentido de aperfeiçoar a consistência, a padronização e a troca de informações entre as bases cadastrais. Este case foi um dos destaques da América Latina na 11ª Conferência Internacional sobre Qualidade da Informação do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A palestrante será a gerente de Projetos no Departamento de Integração de Sistemas da SLTI, Nazaré Lopes Bretãs, e será às 14h15 do dia 28.

Integração de sistemas

O projeto para a integração dos sistemas estruturadores do Governo será apresentado no dia 29, às 16h15, pelo gerente de Projeto Integração de Sistemas da SLTI, Ednylton Franzosi.

A intenção é melhorar o fluxo de informações e permitir a troca de dados em tempo real. Isso é necessário porque o processo de informatização da Administração Pública Federal ocorreu através da implementação isolada de grandes sistemas de informação voltados às atividades de apoio administrativo - os Sistemas Estruturadores.

Entre eles podem ser citados o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) e o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Novidades do Cacic

No lançamento da nova versão do Configurador Automático de Informações Computacionais (Cacic), no dia 28, às 11h15, serão apresentadas as novidades como a automatização da instalação da ferramenta no ambiente de servidores, que vai facilitar e agilizar o procedimento.

O Cacic também ganhou novas funcionalidades como a identificação das licenças de software e a classificação dos tipos de softwares instalados nas estações de trabalho.

A ferramenta é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras.