Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento apresenta ações para fortalecer logística pública em evento do TCU

Notícias

Planejamento apresenta ações para fortalecer logística pública em evento do TCU

Estratégia Geral de Logística (EGL) será lançada até o fim de 2015

publicado:  23/11/2015 18h54, última modificação:  23/11/2015 18h55
 

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) apresentou hoje (23), no Tribunal de Contas da União (TCU), as ações que serão implantadas para fortalecer a governança e a gestão da logística pública no governo federal. Durante o evento “Governança e Gestão das Aquisições na Administração Pública Federal”, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, apresentou a servidores públicos a proposta da Estratégia Geral de Logística (EGL), que será lançada até o fim deste ano.

Para Heckert, a maior parte das ações de logística pública têm sido conduzidas de forma fragmentada entre os 367 órgãos integrantes do Sistema de Serviços Gerais (Sisg). Segundo o secretário, é preciso remodelar a atuação do sistema e a elaboração da EGL é um dos esforços do ministério na área. “Precisamos construir princípios norteadores que nos permitam explorar todo o potencial de ganho de eficiência e de fomento ao desenvolvimento econômico-social do país que a logística traz para a administração”, afirmou Heckert.

O objetivo da EGL é consolidar um instrumento para auxiliar os órgãos integrantes do Sisg na elaboração dos seus Planos Diretores de Logística (PDL). O trabalho para a construção da estratégia foi iniciado em julho deste ano pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI). Foram realizadas três oficinas com a participação de 14 órgãos do Sisg.

Em outubro, a SLTI também disponibilizou o documento em consulta pública no Portal da Participação Social (Participa.br). Gestores, servidores, fornecedores e sociedade civil tiveram a oportunidade de construir junto com a secretaria a EGL. O ministério também trabalha em uma ferramenta digital para facilitar e simplificar o processo de concepção dos planos.

Sisg

O Sisg é o sistema que organiza a gestão das atividades de serviços gerais, compreendendo licitações, contratações, transportes, comunicações administrativas, documentação e administração de edifícios públicos e de imóveis. A SLTI é o órgão central do sistema. mês.