Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Pirambu Digital representará o Brasil em evento internacional

Notícias

Pirambu Digital representará o Brasil em evento internacional

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 7/11/2008 - O projeto da Pirambu Digital representará o Brasil, em 2009, no intercâmbio de experiências de Inclusão Digital a ser realizado na África do Sul e Índia (IBAS).

Escolhido nesta sexta-feira pelos 2.318 participantes da 7ª Oficina para Inclusão Digital, realização da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento,  o  Pirambu Digital é desenvolvido na comunidade que tem o mesmo nome, em bairro periférico de Fortaleza.

Os coordenadores do projeto fizeram uma pesquisa no bairro e descobriram que havia apenas meio computador por habitante e por quadra do bairro. A partir daí criaram o projeto Condomínio Digital, no qual cada grupo de 10 moradores tem um síndico que recebe um computador e a conexão via internet é distribuída ao custo de R$ 35,00. Além disso, cada casa e cada morador tem condição de adquirir um computador pagando R$ 10,00 mês durante dez meses.

O projeto premiado terá a oportunidade de receber representantes de iniciativas de sucesso destes países para troca de experiências e também de viajar até lá para conhecer de perto as soluções locais encontradas para promover a Inclusão Digital nas diversas comunidades.

A 7ª. Oficina para Inclusão Digital foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia - Sedect e Processamento de Dados - Prodepa, do Governo do Pará. Contou com o patrocínio da Dataprev, Banco do Brasil, Petrobras, ABDI, Fundação Banco do Brasil, Serpro, Celpa, Caixa Econômica, Radiocomm, Minascontrol e Sinetel.

A organização da Oficina contou ainda com a participação do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, e das seguintes entidades da sociedade civil: Sampa.org, RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor, Cidadania Digital, Coletivo Digital e Projeto Saúde & Alegria.