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Painel mostra importância da Tecnologia da Informação para o cidadão

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 26/10/2011 – O uso da Tecnologia da Informação (TI) em benefício do cidadão foi amplamente discutido no painel Governança e TI no Setor Público, no segundo dia do Encontro Nacional que está sendo realizado no Centro de Convenções Brasil 21.

De acordo com Fernando Siqueira, diretor do Departamento Setorial de TI do Ministério do Planejamento, essa é uma área fundamental para qualquer organização. “Hoje temos uma visão muito otimista desse poder que a TI tem de alavancar o sucesso no meio empresarial e também nos órgãos governamentais, ressaltou.

Siqueira citou a experiência do Ministério do Planejamento na área. Uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) foi feita para reestruturar o uso da tecnologia da informação no ministério.

A universidade montou um laboratório de pesquisa dentro da autarquia e as metodologias de pesquisa dos alunos foram utilizadas para viabilizar o funcionamento da área de TI no ministério. “Eu considero esse processo um case de sucesso em termos de organização da área de TI em um órgão, destacou Fernando Siqueira.

A pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Nazaré Bretas, destacou que atualmente há uma aproximação cada vez maior dos projetos de TI com os programas de governo. Para ela, o objetivo de chegar ao cidadão é a base da governança. “Você só vai conseguir ser estratégico se alinhar o seu trabalho com aquilo que o seu patrão deseja. E o cidadão é o seu patrão, explicou.

Para Nazaré, é preciso combater a fragmentação das áreas de TI nos diversos órgãos federais: “Vejo, pelas experiências de outros países, que não existe impossibilidade de construir consensos para trabalhos cooperados, articulados e colaborativos. Segundo a pesquisadora, se as organizações tiveram foco no resultado final, que é o cidadão, cada órgão será visto como parte de um processo bem-sucedido de garantia de direitos públicos.

O Encontro Nacional de Tecnologia da Informação é uma parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão com o Ministério das Comunicações, o Ministério das Cidades, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a Telebras.

Engloba cinco eventos paralelos: o 2º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios; 2º Encontro Nacional de Qualidade de Software; 1º Encontro de Governança em Tecnologia da Informação; 1º Encontro Nacional de Dados Abertos; e 2º Encontro Nacional do Software Livre.