Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Padrões para melhoria dos portais do Governo estão em consulta pública

Notícias

Padrões para melhoria dos portais do Governo estão em consulta pública

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 13/12/2007 - A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento colocou em consulta pública os padrões Brasil e-Gov. O objetivo é qualificar e orientar o desenvolvimento de páginas, sítios e portais do Governo Federal.Os interessados podem participar no endereço https://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica e as contribuições podem ser encaminhadas até 12 de fevereiro de 2008.

 

Os padrões detalham recomendações de boas práticas em codificação para  orientar o desenvolvimento de sítios, portais e serviços de governo eletrônico. A codificação é a estrutura que dá suporte aos demais elementos da página web: a usabilidade, o desenho, a navegação e o conteúdo.

 

O objetivo é torná-los mais facilmente navegáveis pelos usuários, identificáveis pelos sistemas de busca da Internet e acessíveis a pessoas com necessidades especiais. Também visa facilitar o processo de prestação dos serviços eletrônicos disponíveis nos sítios e portais por outros canais além da internet.

 

Segundo a diretora de Governo Eletrônico da SLTI, Patrícia Pessi, sítios e portais que seguem as melhores recomendações de codificação são mais ágeis e versáteis, além de oferecer facilidades para o transporte das mesmas soluções para outros meios eletrônicos como aparelhos celulares, computadores de mão e outros (M-gov).

 

Além de apresentar recomendações que seguem os padrões web preconizados pela World Wide Web Consortium (W3C) e boas práticas recomendadas por outros grupos, Os Padrões Brasil e-Gov também apresentam orientações para testes e escolha de gerenciadores de conteúdo.

 

O W3C (http://www.w3.org) é um consórcio internacional que desenvolve tecnologias interoperáveis (especificações, manuais, software e ferramentas) que visam contribuir para a plena utilização da Internet. Constitui-se num fórum para troca de informações, de comércio, comunicação e conhecimento coletivo.

 

Diretrizes dos Padrões Brasil e-Gov:

Veja abaixo as diretrizes que estão sob consulta:

 

1) Páginas leves: As páginas devem ter preferencialmente até 50 kb, com o código, conteúdo e imagens somados. Recomenda-se que as páginas não ultrapassem 70kb de tamanho.

 

2) Separação da forma do conteúdo: Devem estar separadas a estrutura e o conteúdo da página de sua codificação e visual. O posicionamento, a forma e a cor devem ser criados a partir de folhas de estilo (CSS).

 

3) Páginas em conformidade com os padrões Web:
Padrões Web são tecnologias que prevêem a acessibilidade desses documentos ao maior grupo de indivíduos possível. 

 

4) Páginas independentes de navegador e plataforma:
A utilização de tags ou comandos proprietários podem comprometer, prejudicar e até impedir a visualização e o perfeito funcionamento da  página em outros navegadores ou sistemas operacionais.

 

Contribuições

Além do endereço da consulta na Internet, também serão aceitas contribuições recebidas por fax - (0xx61) 3322-4410 -, correio eletrônico (govbr@planejamento.gov.br) por e carta no endereço: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 319, CEP: 70046-900. O prazo de recebimento é até às 17h do dia 12 de fevereiro de 2008.