Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Oficina para Inclusão Digital começa dia 26 em Salvador

Notícias

Oficina para Inclusão Digital começa dia 26 em Salvador

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 22/11/2007 - A Sexta Oficina para Inclusão Digital, organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, será realizada de 26 a 29 de novembro no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, inclusive, durante o evento, por meio do endereço eletrônico www.inclusaodigital.gov.br/oficina. Os interessados também podem se inscrever no local.

A abertura da Oficina, que já conta com mais de 900 inscritos, será às14h30 e terá a presença de autoridades dos governos federal e da Bahia, de representantes das ONGs participantes e das demais entidades de apoio. Os organizadores do evento estimam reunir 1,5 mil pessoas, entre coordenadores de projetos de inclusão digital, ONGs, entidades comunitárias e sociedade civil.

O evento contará com oficinas de trabalho, painéis e debates, e apresentação de casos de sucesso voltados a gestores e administradores públicos e privados envolvidos com inclusão digital e atendimento ao cidadão, atuantes na área de tecnologia da informação. Na ocasião, será consolidado um documento sobre as melhores práticas para efetivação da inclusão digital no país.

O objetivo é apresentar, debater e conhecer as melhores práticas e visões sobre a inclusão digital no Brasil e em outras partes do mundo para a definição de estratégias e propostas de políticas públicas nessa área. A Oficina busca, ainda, aproximar as pessoas que atuam na capacitação e implementação de iniciativas envolvendo a inclusão digital.

“Esse é um espaço de debate com todos aqueles que constroem a inclusão digital nos telecentros, centros de recondicionamento de computadores e pelos diferentes segmentos que atuam nessa área, para que possamos refletir sobre quais são os grandes alvos das políticas de inclusão digital no país”, salientou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

Ele lembra a importância da realização desse evento na região Nordeste, que, junto com a região Norte, possui os mais baixos índices de acesso à internet nos domicílios brasileiros.

Após a solenidade de abertura, haverá o lançamento do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid), uma iniciativa do governo federal em conjunto com a sociedade civil organizada que atua na coleta, sistematização e disponibilização de informações para o acompanhamento e avaliação das ações de inclusão digital no Brasil. As informações do Onid também estarão disponíveis à comunidade em geral por meio de um portal.

Também participam da organização da Sexta Oficina para Inclusão Digital o portal sampa.org, a RITS (Rede de Informações para o Terceiro Setor), o Coletivo Digital, a Cidadania Digital, a Universidade Federal da Bahia e o Governo do Estado da Bahia, envolvendo a Casa Civil e as secretarias de Ciência e Tecnologia, Cultura e Educação.

O evento conta com o patrocínio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, da Fundação Banco do Brasil, do Serviço Federal de Processamento de Dados e da Caixa Econômica Federal. Tem o apoio da Companhia de Processamento de Dados da Bahia, da Prefeitura de Camaçari, do Instituto Anísio Teixeira, Via Forum, RNTW, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Projeto Casa Brasil, Gesac, Cultura Viva, e dos ministérios das Comunicações e da Cultura.

Local do evento: Estradas das Muriçocas, s/n - São Marcos - Salvador/ BA. CEP: 41250-420. Telefone: (71) 3116-9000.

Plenárias:

- Infra-estrutura, cidades digitais e redes locais - dia 27 às 9h

- Inclusão digital e tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas – dia 29 às 9h

- Conteúdos locais (produção e difusão) – dia 28 às 9h

- Inclusão digital, economia solidária e arranjos produtivos locais -  dia 28 às 11h

- Governança da Internet  – 27 às 11h