Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Nova versão da ferramenta CACIC será lançada na Mostra de TIC 2007

Notícias

Nova versão da ferramenta CACIC será lançada na Mostra de TIC 2007

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 27/3/2007 - A nova versão do Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic) traz melhorias na gestão da ferramenta e aumenta o controle sobre os softwares instalados nas estações de trabalho. O lançamento será no dia 28 de março, às 11h15, durante a Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público – Mostra TIC 2007. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na sala M7, em Brasília.

Entre as novidades está a automatização da instalação da ferramenta no ambiente de servidores, facilitando e agilizando o procedimento. O Cacic também ganhou funcionalidades como a identificação das licenças de software e a classificação dos tipos de softwares instalados nas estações de trabalho. Outra melhoria é que o software também fará a comunicação criptografada entre a estação de trabalho e o servidor.

O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional das instituições e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), o Cacic é um software livre com que foi disponibilizado à sociedade em 2005 pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. A nova versão é resultado de um trabalho conjunto entre os Ministérios do Planejamento, do Trabalho e Emprego e do Meio Ambiente, Câmara dos Deputados, da Malharia Marisol, além da própria Dataprev.

Atualmente, a Comunidade Cacic conta com 9.800 pessoas e tem entre seus usuários empresas e governos de países como a Argentina, Venezuela, Portugal, Paraguai, Equador e Angola. A rede de atendimento dispõe de mais de 350 prestadores de serviço, presente em todos os estados, com mais de 90 clientes. A ferramenta está instalada em cerca de 250 órgãos dos governos federais, estaduais, municipais e empresas .

Os interessados na ferramenta podem obtê-la gratuitamente no endereço www.softwarepublico.gov.br . Mais detalhes sobre as novidades da nova versão também estão disponíveis nesse portal.

Confira as novas consultas disponibilizadas pelo Cacic:

- tipo de software;

- histórico de informações coletadas;

- softwares instalados por equipamento;

- histórico de softwares instalados por equipamento;

- quantidade de equipamentos instalados com determinado software;

- softwares licenciados, não licenciados;

- softwares não vinculados;

- hardwares com nomes repetidos;

- endereços IP′s repetidos.