Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Modelo de acessibilidade é apresentado a técnicos do governo federal

Notícias

Modelo de acessibilidade é apresentado a técnicos do governo federal

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 07/11/2011 – Cerca de 100 desenvolvedores de portais dos órgãos da administração pública federal, que integram o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), participam nesta sexta-feira, 11, do encontro “Sextas com Projetos. A proposta do evento da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) é apresentar para os técnicos de comunicação e TI a nova versão do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG), que foi lançada em setembro.

O e-MAG é um conjunto de recomendações para padronizar a oferta de conteúdos nos portais do governo, com o intuito de melhorar o acesso de pessoas com deficiências visual, auditiva, locomotora, mental e a sociedade em geral. A utilização do modelo, criado em 2005, foi institucionalizada no âmbito do SISP pela Portaria nº 3, de 7 de maio de 2007. A portaria torna obrigatória a observância do modelo nos ambientes virtuais do governo brasileiro.

O diretor do departamento de governo eletrônico, João Batista Ferri de Oliveira, explica  que o encontro também servirá para apresentar as iniciativas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) na área de prestação de serviços por meios eletrônicos. “A importância do encontro está no debate de melhorias dos serviços oferecidos para o cidadão, com reforço na questão da acessibilidade para todos, reforça.

Durante o encontro, o Núcleo de Serviços Eletrônicos e Acessibilidade do SISP (NSEA) apresentará um panorama geral da acessibilidade nos sítios e e-serviços do governo, com enfoque nas ferramentas para implementação da acessibilidade na internet e no estudo realizado em portais da administração pública federal. Também será feita uma apresentação da consultoria, realizada pela SLTI, em relação ao acesso de todas as pessoas nos ambientes virtuais do governo federal.

Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário de inscrição até a próxima quinta-feira, 10. Caso tenha alguma dúvida, os participantes podem entrar em contato com a organização por meio do seguinte endereço eletrônico: govbr@planejamento.gov.br

Sistema - O SISP é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de Tecnologia da Informação (TI) na administração direta, autárquica fundacional. O sistema atua em vários eixos temáticos, com destaque a governança, padronização tecnológica, software público, contratações, serviços de rede, segurança da informação, e-Ping (interoperabilidade) e governo eletrônico. Atualmente, mais de 200 órgãos fazem parte do SISP.