Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Ministra defende a utilização do Portal do Software Público por municípios

Notícias

Ministra defende a utilização do Portal do Software Público por municípios

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 25/10/2011 – Na abertura do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, nesta terça-feira, 25, em Brasília, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, defendeu a utilização do Portal do Software Público pelas cidades brasileiras. De acordo com a ministra, o ambiente virtual possibilita o acesso universal e transparente a um conjunto de soluções informatizadas direcionadas para a gestão pública municipal.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

“Centenas de prefeituras são beneficiadas pelas soluções do portal, que possibilitam essa melhoria de gestão do sistema escolar, tributário, financeiro, do atendimento ao cidadão e de automatização de funções administrativas de patrimônio, frota, compras e estoque, explicou a ministra.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

Para ela, o portal reflete o amadurecimento de uma política de tecnologia da informação (TI) onde o software é tratado como um bem público, sendo ofertado como um benefício para a sociedade. De acordo com Miriam Belchior, o portal “permite uma independência por parte dos municípios que têm dificuldade em acessar, por causa dos custos proibitivos, uma série de sistemas administrativos para melhorar a sua gestão pública.


O ministro das Cidades, Mário Negromonte, defende que a tecnologia da informação permite socializar processos de comunicação de forma segura, tornando-os assim mais dinâmicos e aumentando a sua efetividade. Por isso, de acordo com o ministro, os gestores municipais não podem deixar de utilizar as ferramentas de TI. “A comunicação está cada vez mais informatizada e os gestores não podem prescindir de dar mais transparência à administração pública, enfatizou Negromonte.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

As ferramentas e soluções disponíveis no portal do Software Público são aliadas dos municípios para melhorar os serviços de atendimento à população brasileira. Esta é a opinião do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto. “Nós precisamos mostrar que, para avançar na prestação de serviços à população brasileira, temos ferramentas que são aliadas da qualificação da gestão pública brasileira, disse.


MOBILIZAÇÃO

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, a importância do encontro se traduz na mobilização para a melhoria dos serviços ao cidadãos por meio da ampliação da utilização de ferramentas de TI pelos municípios. “Através da informatização e da melhoria da gestão nos municípios brasileiros, nós poderemos otimizar e levar um melhor atendimento ao cidadão, explica.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

Atualmente, o Portal do Software Público conta com a participação de cerca de 110 mil usuários, 500 prestadores de serviço e 52 soluções informatizadas oferecidas gratuitamente a toda sociedade.

PORTAL BRASIL

Durante o Encontro Nacional da Tecnologia da Informação, o Ministério das Cidades apresenta o Portal Brasil em Cidades. A proposta do novo ambiente virtual é dar suporte a veiculação de indicadores sobre os municípios brasileiros. Estarão disponíveis para a população mapas, documentos, imagens de satélites e outras informações para facilitar o trabalho do gestor e o acesso do cidadão.

O Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, uma parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestãocom o Ministério das Cidades e com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Reúne gestores, usuários e desenvolvedores de TI para debater inovações sobre a área, com enfoque no setor público. O evento será realizado até a próxima quinta-feira, 27, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Confira a programação completa.