Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Melhores contribuições do Portal do Software Público recebem prêmio

Notícias

Melhores contribuições do Portal do Software Público recebem prêmio

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

A premiação será entregue no 9° Fisl que ocorre de 17 a 19 de abril em POA
 
A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e a Associação Software Livre.Org vão premiar as pessoas que colaboraram com as soluções disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro, que completa nesse mês de abril um ano de existência.
 
A SLTI administra o portal
www.softwarepublico.gov.br e a Associação Software Livre.Org é mantenedora do portal www.softwarelivre.org e organizadora do Fórum Internacional Software Livre.  Segundo o presidente da ASL.Org, Sady Jacques, o objetivo dessa iniciativa é destacar publicamente as pessoas que colaboram de forma espontânea para melhoria dos softwares.
 
Essa é a primeira edição do Prêmio Ação Coletiva que está aberto até o dia 15 de abril à participação dos 18 mil integrantes das comunidades do Portal do Software Público.  Atualmente existem 14 softwares disponibilizados cujo acesso ao código-fonte é livre para todos os interessados, mediante cadastramento.

Durante o evento mais duas soluções serão disponibilizadas, uma pela Caixa Econômica Federal e outra pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
 
Os usuários podem indicar os colaboradores que enviaram as sugestões mais qualificadas. A intenção é que o usuário de uma determinada solução apresente uma pessoa, que na sua opinião, se preocupa com a colaboração e com a melhoria dos softwares. Até o momento, 30 pessoas já foram indicadas. Além disso, também haverá uma análise técnica por parte da coordenação do portal.
 
A intenção é transformar o Prêmio Ação Coletiva em um programa permanente para incentivar o uso e o desenvolvimento de soluções informatizadas livres no ambiente do Portal do Software Livre. Para Lucas Carvalho que é um dos indicados pelas suas contribuições ao Software Ginga, essa premiação é um incentivo para que ele colabore cada vez mais para a melhoria das soluções.
 
Os autores das três melhores contribuições receberão o prêmio durante a abertura do 9º Fórum Internacional de Software Livre que ocorre de 17 a 19 de abril, na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), em Porto Alegre.
 
Compartilhamento
O Portal do Software Público inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública ao compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população.
 
Entre elas está o Coletor Automático de Informações Computacionais (Cacic) que verifica diversas informações sobre o hardware e o software das estações de trabalho. Também está disponível nesse portal o Ginga que é o middleware - camada de software intermediário - da Televisão Digital Brasileira.
 
Para disponibilizar soluções do setor público no Portal do Software Público Brasileiro é preciso entrar em contato através do correio eletrônico
guialivre@planejamento. gov.br.