Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Lula inaugura Centro de Recondicionamento de Computadores

Notícias

Lula inaugura Centro de Recondicionamento de Computadores

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 19/4/2007 -O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, inauguram nesta sexta-feira, dia 20 de abril, às 9h, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Gama, no Distrito Federal. O Centro recondiciona equipamentos de informática para destiná-los a projetos de inclusão digital desenvolvidos em escolas, bibliotecas, telecentros e centros comunitários. O CRC é uma unidade do Projeto Computadores para Inclusão, do Governo Federal, que está implantando um sistema nacional de reaproveitamento de equipamentos de informática no país.

As atividades do Centro funcionam na sede da Associação de Apoio a Família, ao Grupo e a Comunidade (Afago) na Quadra 6, lotes 20/80, Setor Industrial Leste, no Gama. Vinte e seis jovens da região com mais de 16 anos atuam no recondicionamento de computadores e equipamentos periféricos como impressoras, mouses, teclados, teclados e monitores. A meta é recondicionar na unidade do Gama 12 mil microcomputadores por ano e capacitar mais de 1,4 mil pessoas da comunidade em microinformática, cursos técnicos e aulas de cidadania. O trabalho de recuperação dos equipamentos é realizado por jovens aprendizes e seus instrutores técnicos.

O terreno que abriga o CRC-Gama possui área total de 6.000 m2 e foi cedido pela União à Afago-DF em 2005. Nesta área, foi construído o prédio contendo a unidade fabril para recondicionamento de computadores, além de uma Estação Digital e salas de aula. Para as atividades do CRC, 1.000m2 foram adaptados ao processo de recepção de equipamentos usados, triagem, recondicionamento, armazenagem, entrega e descarte ambientalmente correto de componentes e computadores não aproveitáveis.

O CRC do Gama é resultado de uma parceria entre o Governo Federal, Fundação Banco do Brasil, Afago-DF, Banco do Brasil, Cobra Tecnologia e da organização não governamental Programando o Futuro. A Afago-DF é responsável pelo funcionamento do Centro. O Governo Federal, além da cessão do terreno, repassou R$ 100.000,00 à Afago para despesas de custeio. A Fundação B.B entrou com recursos de R$ 1,9 milhão para a reforma do espaço e para o primeiro ano de atividades. A Cobra Tecnologia e o Banco do Brasil apoiaram o projeto de engenharia e a estruturação do CRC. A Programando o Futuro realiza a capacitação da equipe e dos jovens.

A implantação de uma rede de Recondicionamento de computadores no país integra o Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI), coordenado pelo Ministério do Planejamento. Outras duas unidades também estão em funcionamento nas cidades de Porto Alegre, inaugurada em abril de 2006, e de Guarulhos cujas atividades estão iniciando. Para viabilizar o projeto, o Governo estabelece parcerias com instituições locais que se responsabilizam pela manutenção e funcionamento das unidades. Os Ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE) são parceiros do Projeto CI e participam da Coordenação Nacional.