Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Integração de informações ganha apoio de 26 países

Notícias

Integração de informações ganha apoio de 26 países

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Rio, 24/5/2010 -  Reunidos no Encontro Global sobre Interoperabilidade, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 6 de maio, representantes dos setores público e privado e membros da sociedade civil de 26 países em desenvolvimento firmaram o compromisso de trabalhar conjuntamente no desenvolvimento e implementação de padrões de interoperabilidade. O objetivo é alinhar as políticas públicas para qualificar o atendimento ao cidadão.

Esses padrões visam permitir um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade para a melhoria da oferta dos serviços públicos. Isso porque possibilitam que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.

Segundo o documento, a troca de informações e dados entre os diferentes países, independente das suas plataformas tecnológicas, é essencial para a redução da pobreza e da desigualdade social.

Os países signatários entendem que é preciso integrar as tecnologias da Informação e Comunicação para acelerar o desenvolvimento e atender as metas do milênio propostas pelas Nações Unidas. O texto na íntegra está disponível em: http://www.gif4dev.net/

Para a secretária substituta de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Loreni Foresti, a realização do evento no Brasil sinaliza que a política de interoperabilidade do governo brasileiro é reconhecida internacionalmente e que se tornou uma referência para países em desenvolvimento. Isso porque, de acordo com ela, prioriza o cidadão e a melhoria da prestação de serviços públicos. Os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) foram implementados no Brasil em 2004 e hoje estão na versão 4.0.

De acordo com Loreni Foresti, o evento promoveu a integração de organizações internacionais, instituições públicas nacionais e locais visando o compartilhamento de experiências sobre o papel da interoperabilidade na melhoria dos serviços públicos e na qualificação das informações prestadas aos cidadãos.

Promovido pelo Ministério do Planejamento, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Encontro Global foi realizado no Rio de Janeiro reuniu mais de 100 participantes de 30 países, como Índia, Gana, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cabo Verde, Bolívia, Uruguai, Sérvia, Romênia, Siri Lanka, Camboja, Vietnam, Egito, Holanda, Equador e Bósnia.

Durante o evento, ocorreu uma visita técnica ao Projeto Piraí Digital www.piraidigital.com.br) cuja iniciativa visa disseminar a cultura digital do município. O Piraí Digital envolve ações de inclusão digital, educação para novas mídias e informatização da gestão. Cerca de 31 representantes de áreas tecnológicas de diversos países visitaram o município e conheceram as instalações e o funcionamento das iniciativas do projeto nas áreas de educação e inclusão digital.

Os arquivos das apresentações e os relatórios das mesas de discussão estão disponíveis no site www.gif4dev.net/ .