Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Inscrições para encontro de dados abertos serão encerradas neste domingo

Notícias

Inscrições para encontro de dados abertos serão encerradas neste domingo

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Evento será realizado entre os dias 21 e 22 de novembro, em Brasília

Brasília, 14/11/2013 – As inscrições para o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos serão encerradas no próximo domingo, 17. O evento tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre o tema com painéis sobre jornalismo de dados, experiência de estados e municípios, palestras internacionais, curso de ontologia e espaço para desconferência, por exemplo. O evento, que será realizado em Brasília, entre os dias 21 e 22 de novembro, é organizado pelo Ministério do Planejamento (MP) numa parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil).

Para a secretária de logística e tecnologia da informação, este é o momento ampliar a discussão sobre a política, que oferece uma nova forma de participação social. “O evento é uma oportunidade do governo debater com a sociedade como a abertura de dados pode melhorar diversos serviços de governo eletrônico. Queremos construir junto com os cidadãos, explica.

A Política Brasileira de Dados Abertos leva o conceito da participação social desde o seu princípio. As reuniões de planejamento e construção do Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br), que foi lançado em 2012, foram abertas para qualquer cidadão interessado, anunciadas previamente em listas de discussão na internet e algumas contaram com transmissão ao vivo. O sítio foi desenvolvido dentro da filosofia do software livre. Todas as tecnologias utilizadas e disponibilizadas pelo sítio são livres.

Concurso

As inscrições para o Concurso Nacional de Dados Abertos também serão encerradas no próximo domingo, 17. Balanços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), equipamentos públicos, Transferências Voluntárias da União e a estrutura organizacional do Poder Executivo Federal. Estes são alguns dos dados disponíveis para pesquisadores, universitários, empresários, jornalistas e pessoas ligadas à área de Tecnologia da Informação (TI) participarem da premiação.

O resultado do concurso serão divulgado no dia 21 de novembro, durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. Os três primeiros colocados serão premiados no concurso com ultrabooks, celulares e mochilas.

Os interessados em participar do evento e concurso devem acessar a página da segunda edição do encontro para realizar a sua inscrição.