Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Inscrições para capacitação de servidores públicos em TI são prorrogadas

Notícias

Inscrições para capacitação de servidores públicos em TI são prorrogadas

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Encontro será realizado na próxima sexta-feira (13) no auditório do Ministério do Planejamento

Brasília, 11/09/2013 – As inscrições para o Encontro Técnico do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) foram prorrogadas. Os servidores públicos interessados em participar do evento têm até as 15h desta quinta-feira (12) para realizarem a sua inscrição. O encontro, organizado pelo Ministério do Planejamento (MP), visa criar um ambiente para o compartilhamento de conceitos e boas práticas relacionados à área de Tecnologia da Informação (TI), com enfoque na Gestão do Conhecimento e no lançamento oficial da Metodologia para Gerenciamento de Portfólio de Projetos (MGPP) do SISP.

Um dos temas centrais do encontro é a gestão do conhecimento. Para orientar os servidores sobre o tema, o MP convidou o professor Paulo Fresned –  um dos especialistas na área no âmbito do governo federal – que realizará a palestra “Aspectos Gerais da Gestão do Conhecimento no Setor Público Federal. Fresneda é o coordenador do Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica, um dos comitês brasileiros da política de Governo Eletrônico (e-GOV).

A Gestão do Conhecimento tem a função de apoiar e orientar a melhor forma de capitalizar o conhecimento organizacional, a partir de um planejamento estratégico. De acordo com o comitê, a experiência acumulada pelos servidores públicos constitui capital estratégico do Estado, o qual deve ser compartilhado e explorado ativamente pelos órgãos de governo e pela sociedade brasileira.

Por isso, a Gestão do Conhecimento é um dos objetivos da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) entre 2013-2015. A EGTI foi elaborada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), o órgão central do SISP, em parceria com os órgãos integrantes do sistema.

Metodologia

Durante o evento, será lançada oficialmente a Metodologia para Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP (MGPP-SISP). Na opinião da secretária de logística e tecnologia da informação, Loreni Foresti, a publicação irá auxiliar os órgãos no alinhamento dos projetos de (TI) com os objetivos estratégicos de cada instituição. “O resultado será uma melhor alocação de recursos, sejam eles técnicos, materiais ou financeiros. A metodologia servirá como orientação para que estes sejam empregados nos projetos prioritários de cada organização, explica.

O SISP é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional. Participam do sistema 219 órgãos federais espalhados por todo o Brasil.

O encontro será realizado na próxima sexta-feira (13), às 9h, no auditório do Ministério do Planejamento, no bloco K da Esplanada dos Ministérios. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever no portal do SISP.