Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Iniciativas de governo eletrônico do Ministério Planejamento recebem prêmio

Notícias

Iniciativas de governo eletrônico do Ministério Planejamento recebem prêmio

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 10/03/2009 - A arquitetura e-PING foi a vencedora do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (Gealc). A iniciativa recebeu a premiação na categoria Compromisso com os objetivos do Milênio por contribuir com a eficiência da administração pública e ampliar o alcance do governo eletrônico.

O Portal de Compras Eletrônicas do Governo Brasileiro (www.comprasnet.gov.br) e o Portal do Software Público (www.softwarepublico.gov.br) também receberam da Rede Gealc menção honrosa pela sua contribuição para a eficiência da Gestão Pública.

Os prêmios foram entregues no dia 5 de março, em Montevidéu, ao diretor de Governo Eletrônico da Secretaria de Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, João Batista Ferri de Oliveira. Setenta e cinco projetos e iniciativas de 20 países concorreram aos prêmios. 

Participaram da escolha dos vencedores diretores de governo eletrônico dos países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) e autoridades responsáveis pelos programas relacionados à sociedade da informação.

Para o titular da SLTI, Rogério Santanna, essa premiação mostra o alinhamento do Governo Brasileiro com os projetos e as prioridades do governo eletrônico na América Latina.

“Esse reconhecimento público internacional reforça o nosso papel no sentido de usar de usar a tecnologia da informação para tornar as rotinas do governo brasileiro mais simples, mais ágeis, mais baratas e mais transparentes para a sociedade brasileira, destacou Santanna.

e-PING
Os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-Ping) permitem um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade, com o objetivo de oferecer melhores serviços aos cidadãos. Eles possibilitam que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.

Portal do Software Público
Essa iniciativa inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.

O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. O acesso ao código-fonte dos softwares disponibilizados no portal é livre, mediante cadastramento. Para disponibilizar soluções do setor público é preciso entrar em contato por meio do e-mail guialivre@planejamento.gov.br.

Comprasnet
 O Portal Comprasnet traz mais transparência às contratações públicas porque a sociedade pode acompanhar, no seu acesso livre, todos os procedimentos relativos às licitações eletrônicas, lances efetuados e propostas vencedoras, avisos de licitações, entre outros.

Permite acompanhar os pregões em andamento, agendados e encerrados e fazer download de editais. Também registra as licitações realizadas por modalidades tradicionais como carta-convite, tomada de preços e concorrência. Estão disponíveis ainda a legislação pertinente, normas e manuais, informações e dados gerenciais da área de compras, entre outros.