Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo federal se une para informatizar municípios

Notícias

Governo federal se une para informatizar municípios

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Novos softwares públicos estão disponíveis

Prefeitos, gestores, servidores municipais e representantes de diversos órgãos federais tiveram, nesta terça-feira (9), a oportunidade de conhecer soluções tecnológicas que podem ser utilizadas para tornar a administração municipal mais eficiente. Iniciativas como o Participa.br, o Novo Portal do Software Público , o aplicativo Cidades Digitais e ainda programas de gestão foram apresentadas durante o web seminário "Apoio Tecnológico aos Municípios", na presidência da república, em Brasília.


Foto: Luis Felipe/Portal Federativo

“Hoje o cidadão pode comprar tudo pela internet. Esse cidadão não entende o motivo de enfrentar filas para pagar o IPTU ou para matricular os filhos na escola, relatou Lygia Puppato, secretária de Inclusão Digital do ministério das Comunicações. Além de trazer comodidade e conforto, as experiências de municípios que modernizaram a gestão e utilizaram instrumentos tecnológicos foram tão positivas que motivaram uma verdadeira força-tarefa do governo federal.

A intenção é garantir que os municípios tenham não só banda larga como softwares públicos e pessoal capacitado para lançar mão de estratégias de governança em tecnologia da informação. 

A modernização da gestão garante que os prefeitos tenham mais tempo para planejar ações municipais. “Em linhas gerais, esse é o objetivo do Portal do Software Público Brasileiro e de sua inserção no Projeto Cidades Digitais, destacou Luís Felipe Coimbra Costa, diretor do departamento de governança e sistemas de informação do ministério do Planejamento. O Portal do Software Público existe há sete anos, mas uma nova versão do foi lançada hoje durante o seminário. 

O encontro foi realizado em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, ministérios do Planejamento e das Comunicações, Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Controladoria-Geral da União (CGU), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Confira, abaixo, quais são duas novas soluções que já estão disponíveis no portal e como elas podem ajudar a melhorar a logística da sua cidade:

- e-SIC Livre: O software foi desenvolvido em plataforma livre para web com objetivo de tornar as informações de governo mais transparentes, em cumprimento a Lei de Acesso a Informação (LAI - Lei nº 12.527). Com o novo software público, o cidadão ou instituição solicita essas informações e acompanha o retorno do órgão pela internet. “Nós cedemos o código fonte do e-SIC para fomentar e facilitar que os municípios implementem a LAI, afirmou Sérgio Nogueira Seabra, secretário de Prevenção da Corrupção da CGU.

- Urbem: Já o Urbem é um sistema desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios a partir de uma demanda dos gestores municipais. A ferramenta tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão pública por meio de uma visão moderna que contempla eficiência, economicidade, agilidade e transparência da gestão municipal. Totalmente orientado à web, foi desenvolvido em plataforma de software livre.

 Mais informações sobre as duas soluções estão disponíveis na versão beta do SPB.