Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo Federal institui portal corporativo

Notícias

Governo Federal institui portal corporativo

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 10/10/2002 Já está criado pelo Comitê Executivo do Governo Eletrônico o Portal Governo. Desenvolvido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o apoio técnico do Serpro, o Portal Governo é um portal corporativo que deverá se transformar em nova e importante ferramenta de trabalho para cerca de 450 dirigentes do primeiro escalão do Governo Federal.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União do dia 08 de outubro. Para ter acesso ao Portal, cada usuário receberá um dispositivo de segurança, certificado de acordo com as normas da ICP-Brasil, que reunirá todos os Sistemas do Governo Federal (patrimônio, orçamento, financeiro, folha de pagamento, etc).

O novo Portal estará integrado ao Serviço de Diretório do Governo Federal e contará, ainda, com ferramentas de colaboração, o que permitirá a integração entre os dirigentes. A área de trabalho vai incluir vários recursos interativos, como fóruns e salas de discussão. A idéia é que os diversos grupos de trabalho do Governo transformem o sistema em sua mesa de trabalho virtual, reduzindo custos e agilizando decisões.

O Serviço de Diretório do Governo Federal - que reúne em um único ambiente os endereços eletrônicos e dados dos servidores da Administração Federal - servirá como base de dados. Além deles, o Diretório armazenará o perfil de segurança dos usuários. Com o tempo ele terá outras aplicações, o que permitirá ao Governo centralizar a administração de usuários dos seus sistemas, que hoje se encontram espalhados em diversas bases de dados. Isso aumentará a segurança e a eficiência da gestão.