Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo Federal faz força-tarefa na área de tecnologia da informação

Notícias

Governo Federal faz força-tarefa na área de tecnologia da informação

Representantes de mais de 25 órgãos discutem uso, contratação e compartilhamento de sistemas e soluções informatizadas

publicado:  28/07/2016 15h13, última modificação:  28/07/2016 15h13

Está em andamento, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, uma discussão, que reúne mais de 25 órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp), sobre a maneira como as instituições utilizam os softwares na administração. O objetivo é que, a partir dessa discussão, o grupo estabeleça novas formas de compartilhamento, reuso, adoção e desenvolvimento de soluções.
 
As oficinas de trabalho, que estão sendo realizadas até 4 de agosto, são o primeiro passo para uma mudança que deverá ser definida ainda em 2016. “Essa iniciativa é um marco. Estamos sentindo as dores dos órgãos para podermos endereçá-las. Agora é o momento de diagnóstico dos problemas com os quais os órgãos se deparam e das necessidades que eles têm”, explicou Ana Carolina Degaspari, diretora de Governança e Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
 
De acordo com a diretora, até setembro de 2016, um documento de diagnóstico deve ser elaborado a partir dos insumos que estão sendo colhidos dos órgãos do Sisp. “Estamos discutindo as diversas situações que passamos em relação a sistemas. Vejo esse momento como um momento de reflexão para trabalharmos novas diretrizes”, afirmou Marco Túlio de Vasconcelos, coordenador-geral de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia da Informação da Presidência da República.
 
Compartilhamento
 
Um dos desafios a serem enfrentados pelos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) é o compartilhamento de soluções. Nesse sentido, outro esforço foi o recente lançamento do catálogo de softwares disponíveis nos 220 órgãos que integram o Sisp. O produto permite pesquisa por órgão, categoria, plataforma operacional, banco de dados e sistema operacional, entre outros. Acesse a página do catálogo e conheça mais detalhes sobre a solução.