Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo faz consulta pública para normatizar a aquisição de computadores

Notícias

Governo faz consulta pública para normatizar a aquisição de computadores

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 9/6/2006 - A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento vai padronizar as especificações técnicas para os editais de compras de microcomputadores feitas pelo Governo Federal.

O objetivo é facilitar o processo de compra de computadores e melhorar a qualidade dos equipamentos adquiridos pelos órgãos públicos. A medida também busca obter ganhos de escala e evitar falhas nos editais.

A proposta ficará em consulta pública até o dia 12 de junho no portal www.governoeletronico.gov.br . As especificações vão padronizar três categorias de equipamentos: básico, padrão e avançado.

O primeiro possui as características básicas para utilização no ambiente de trabalho, como aplicações de escritório, acesso à Internet, correio eletrônico, entre outros.

O segundo possui características de processamento superiores com relação à estação básica e possui melhor desempenho para um uso mais intenso.

O terceiro padrão possui recursos computacionais avançados e se destina ao uso intensivo do computador, como na utilização de programas gráficos ou no desenvolvimento de sistemas informatizados.

A proposta foi discutida junto a especialistas da área acadêmica, do governo e também com fornecedores dessa área.

Finalizada a consulta pública, o padrão de especificação passará por uma fase de teste por três meses quando ainda será opcional. Passado esse prazo, a utilização dessas especificações será obrigatória.

As especificações estarão disponíveis no portal de compras do governo federal www.comprasnet.gov.br .

Posteriormente, a SLTI também vai definir especificações para outros bens de informática como servidores de rede, notebooks e impressoras.

A intenção, a médio prazo, é reunir todas essas informações em um portal específico.