Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo e Microsoft unem esforços em favor da segurança cibernética

Notícias

Governo e Microsoft unem esforços em favor da segurança cibernética

Multinacional inaugurou centro de transparência em Brasília
publicado:  19/10/2016 14h53, última modificação:  24/10/2016 11h17
 
 
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) firmou, nesta quarta-feira (19), carta de intenções com o Centro de Transparência da Microsoft, que formaliza cooperação para promover segurança cibernética e transparência no país. Em doze meses, o MP deverá indicar se irá ou não aderir ao Programa de Segurança de Governo da Microsoft.
 
O acordo coincide com a inauguração do centro da empresa multinacional. “A iniciativa da Microsoft de abrir aqui um centro de excelência em transparência e segurança vai diretamente ao encontro do que pensamos para estabelecer um governo digital”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti, no evento de lançamento do centro. “Não conseguiremos disponibilizar serviços digitais à sociedade sem pensar em transparência e segurança”, acrescentou.
 
Além do Brasil, outros países da América do Sul irão fazer uso das informações sobre segurança cibernética desenvolvidas pelo centro. A intenção é detectar e prevenir crimes virtuais e possíveis invasões de redes. O primeiro centro de monitoramento do tipo foi inaugurado em 2014, na sede da Microsoft nos Estados Unidos. Outros estão alocados na Europa e na Ásia.
 
O presidente em exercício, deputado Rodrigo Maia, participou do lançamento, ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, entre outras autoridades.