Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo debate segurança de informações

Notícias

Governo debate segurança de informações

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 24/07/2000 - A informação é hoje a principal ferramenta de gestão, seja no âmbito do serviço público, ou na iniciativa privada. Qual informação deve ser protegida? Como garantir a proteção dessa informação? Estas e outras questões serão debatidas no  seminário “Segurança da Informação na Internet ", organizado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, que será realizado no Auditório do Banco Central, em Brasília, nos dias 3 e 4 de agosto.

O Ministro Martus Tavares, o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Alberto Mendes Cardoso, e o Ministro Chefe da Casa Civil, Pedro Parente,  participam da abertura do encontro, às 9 horas.


A programação do seminário inclui uma palestra do presidente do Banco Central sobre "A Nova Economia Digital", e a apresentação da norma internacional de segurança na Internet adotada no Reino Unido, pelo especialista Peter Restell. As discussões no auditório do Banco Central serão realizadas com a demonstração eletrônica de soluções de segurança em sites de serviços públicos e de patrocinadores. Todos os debates poderão ser acompanhados em tempo real pela Internet, no site da Starmedia (www.starmedia.com.br) e da Rede Governo (www.redegoverno.gov.br).


"Sem o estabelecimento de uma política de segurança das informações, a própria evolução do uso da Internet no país estará comprometida", afirma o Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Solon Lemos Pinto. Em sua opinião o encontro será fundamental para a discussão de conceitos básicos para a escolha de ferramentas que possam garantir a segurança das informações e das transações na Internet.


"Essa política irá definir os comportamentos permitidos na Internet. Isso é essencial para gerar a confiança necessária na realização de negócios através da rede mundial de computadores ", acrescenta Solon, ressaltando que não serão discutidas regras para a Internet, mas procedimentos que garantam o seu uso de forma segura pelas pessoas e organizações.


O seminário incluirá dois ciclos de palestras, seguidos por sessões de debate entre representantes de setores governamentais e da iniciativa privada. Os temas incluem as diretrizes para processamento, armazenamento e transmissão segura de informações sensíveis, proteção das informações contra acesso indevido e alterações, aplicações biométricas e níveis de segurança da informação e estruturas de chave pública, entre outros.


O encontro é patrocinado pelos Correios, Caixa Econômica Federal, Microsoft, Mlab, Módulo, Xerox, Identix, Fundação Atech, Telemar, União Digital-Phase2 e Montreal Informática. O seminário também conta com o apoio do Banco Central do Brasil, Itautec, PSINet, StarMedia Broadband, Gazeta Mercantil, Conecta Comunicação de Dados, NAI - Network Associates e Brisa – Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. Quem quiser se inscrever pela Internet basta acionar o site
www.redegoverno.gov.br