Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo brasileiro apresenta sistema de compras a chineses

Notícias

Governo brasileiro apresenta sistema de compras a chineses

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 13/09/2005 - Uma delegação do Ministério da Fazenda da China esteve, na segunda-feira, dia 12 de setembro, no Ministério do Planejamento para conhecer o sistema brasileiro de compras governamentais, que inclui o pregão eletrônico. O governo chinês também pretende implantar um sistema de compras eletrônicas naquele país.

Na visita, o secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI), Rodrigo Assumpção, apresentou o funcionamento do sistema de compras governamentais do governo federal brasileiro e os procedimentos e benefícios do pregão eletrônico, operacionalizado através do portal www.comprasnet.gov.br.


Assumpção (centro) apresentou aos chineses o sistema de compras do governo brasileiro

Entre os benefícios destacados por Assumpção estão a maior competitividade, redução de preços dos bens e serviços contratados (com ganhos entre 20% e 30%), diminuição dos custos operacionais e maior transparência do processo de compras públicas. O sistema, por utilizar a Internet, também exige custo menor das empresas que participam das licitações do governo.

O pregão eletrônico é utilizado para a contratação de bens e serviços comuns cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

A delegação composta por seis pessoas foi chefiada pelo diretor-geral do Departamento do Tesouro Nacional, Zhan Jingtao.