Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo avalia o processo de migração para software livre no setor público

Notícias

Governo avalia o processo de migração para software livre no setor público

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 30/9/2005 - Uma pesquisa aplicada junto a 210 profissionais da área de tecnologia da informação do governo federal, que participaram da 1º Oficina de Migração para software livre realizada no último dia 20, contribuiu para para detectar as áreas sensíveis do processo de migração no governo. Dos entrevistados, 80% afirmaram que as suas respectivas instituições realizam algum processo de migração para software livre e a metade desse percentual informou que os sistemas estão estáveis operacionalmente.

Para 18% dos entrevistados, não existe previsão para a migração para software livre em suas instituição e 5% responderam que esse processo será iniciado somente no próximo ano. Indagados se existe alguma justificativa que impeça a migração, as respostas foram: NÃO 69% e SIM 31%. Dos 210 usuários entrevistados, 65% deles são da área gerencial, 23% da área técnica e 12% da área administrativa.

A pesquisa também apontou como as instituições estão resolvendo as questões de contratação de serviços e soluções em software livre: para 85% os atuais contratos atenderam esta necessidade e para 14% os contratos foram ampliados em prazo e valor. Dos entrevistados, 1% precisaram somente da ampliação de prazo dos contratos.

Para esses entrevistados, a grande dificuldade para a migração continua sendo a capacitação de usuários e técnicos, conforme responderam 34% dos técnicos, enquanto 19% apontaram a aceitação do usuário como um dos fatores. O legado ficou com 16% e o desconhecimento interno em software livre com 2%. O item problemas políticos foi apontado 10% e equipe reduzida por 9%.

A oficina ocorreu dia 20 de setembro, na sede da Embrapa, em Brasília. Foi coordenada pelo Grupo de de Trabalho Migração para Software Livre e contou com apoio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e da Embrapa. O objetivo do evento foi discutir e encontrar soluções referentes a implantação de programas.