Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo apresenta soluções tecnológicas para prefeitos modernizarem a gestão

Notícias

Governo apresenta soluções tecnológicas para prefeitos modernizarem a gestão

publicado:  28/05/2015 11h07, última modificação:  28/05/2015 11h07

As ferramentas são gratuitas e serão explicadas no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

O governo federal disponibiliza aos municípios, gratuitamente, tecnologias que podem ajudar os prefeitos a modernizarem a gestão. Essas ferramentas serão apresentadas aos gestores municiais que participarem do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que acontece em Brasília na próxima semana. A oficina sobre o tema ocorre na quinta-feira (9).

A atividade será coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República na sala temática "Apoio Tecnológico aos Municípios". O objetivo é indicar aos gestores municipais os softwares públicos que podem diminuir custos e garantir transparência e agilidade às atividades das prefeituras.

As ferramentas digitais que serão apresentadas incluem softwares para controle de atividades como gestão educacional, participação social, saúde e segurança da informação. Esta será a segunda vez que o governo federal reúne suas soluções tecnológicas gratuitas para disponibilizá-las aos municípios. A primeira vez no dia 9 de dezembro durante o webseminário "Municipiotec".

Prefeito de Caçador (SC) estima economia de R$ 250 mil por ano usando software do governo

Em janeiro deste ano, o município de Caçador (SC) implantou o software público i-Educar e estima economizar até R$ 250 mil por ano com a ferramenta. Antes de aderir à solução tecnológica a prefeitura utilizava um software que exigia o pagamento de licenças de uso. Agora, 16 escolas da zona urbana são atendidas com o sistema que possibilita a gestão de informações como matrícula de alunos, notas, faltas, boletins e históricos.

O Prefeito de Caçador, Beto Comazzetto (PMDB-RS), avalia que, além dos benefícios para o setor educacional, a ferramenta ajuda os pais a acompanharem o rendimento e frequência escolar dos filhos. "A Secretaria Municipal de Educação otimiza as ações e possibilita, ainda, tranquilidade às famílias ".

O i-Educar pode ser baixado gratuitamente no Novo Portal do Software Público.

Serviço

Oficina: "Apoio Tecnológico aos Municípios"

Horário: das 9h às 11h, na sala temática.

Local: sala temática do Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília DF

Internet: O evento também será transmitido pelo site www.participa.br/municipiotec. Para assistir on-line é preciso se cadastrar.

 

Acesse a programação detalhada do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República