Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Gestores e servidores públicos debatem governança de TIC

Notícias

Gestores e servidores públicos debatem governança de TIC

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Secretário da SLTI defende integração de sistemas governamentais

Debater a governança de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) na Administração Pública Federal (APF). Este é o objetivo da “Oficina de Governança Corporativa: a iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada na tarde desta terça-feira (24), no Serpro, em Brasília. Os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING) é um dos temas em destaque. 


Foto: Divulgação/Ascom-MP

Representante do Ministério do Planejamento (MP) no evento, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, defende a integração de sistemas governamentais para facilitar a prestação de serviços ao cidadão. “A governança de TIC é o que nos permitirá orquestrar as ações intragoverno para viabilizar essa integração, afirmou o secretário. 

ePING

Os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING) foram um dos temas discutidos no evento. A arquitetura define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal. A ePING é o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, reuso e intercâmbio de recursos tecnológicos. 

 Desde a sua criação, mais de 70 órgãos públicos federais, estaduais e municipais participaram da construção das versões. Atualmente, ele é composto por cerca de 180 padrões.