Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Fomenta Nacional discute ampliação de MPEs nas compras governamentais

Notícias

Fomenta Nacional discute ampliação de MPEs nas compras governamentais

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Micro e Pequenas Empresas (MPEs) respondem por 33% das compras públicas

Belo Horizonte - 21/11/2012 – Distribuição de renda, inovação tecnológica e criação de postos de trabalho. Estas são algumas das vantagens citadas pelo secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, de ampliar a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nas vendas para a administração pública. O secretário discursou, na noite desta terça-feira, 20, para cerca de mil empresários do setor na abertura da quinta edição do Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta Nacional), na capital mineira.

De acordo com Souza, para a progressão da política federal voltada para as MPEs, é necessário integração com outros entes da federação. "Temos a certeza de que melhores resultados serão atingidos a partir do engajamento de estados e municípios nesta causa", explica. Atualmente, as MPEs respondem por 33% das compras públicas da administração direta, autárquica e fundacional.

A mesma opinião tem o diretor- presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (CND- Sebrae Nacional), Roberto Simões. "É um projeto da maior qualidade para a economia local, pois faz com que a riqueza se desenvolva nas suas próprias regiões", disse. Para Simões, o setor das MPEs será o responsável pela retomada da economia.

PALESTRAS

Além de abrir o Fomenta Nacional, Souza participa também de um painel sobre a visão e iniciativas do governo federal para as compras governamentais na manhã desta quarta-feira. De tarde, será a vez do secretário-adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), José Renato Corrêa de Lima, ministrar uma palestra sobre compras sustentáveis.

Além disso, técnicos da secretaria estão no evento para informar como os empresários do setor podem se tornar fornecedores do governo federal. Além disso, a SLTI irá apresentar ações de compras sustentáveis, governo eletrônico, transferências voluntárias, software público e dados abertos no Fomenta Nacional.

O encontro é uma parceria do Ministério do Planejamento (MP) com o Sebrae Nacional. O evento, realizado no Minascentro (Avenida Augusto de Lima, 877, Centro), será encerrado nesta quarta-feira.