Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Evento debate uso das TICs na melhoria da gestão municipal

Notícias

Evento debate uso das TICs na melhoria da gestão municipal

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 10/9/2009 – O potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na melhoria da gestão municipal e no oferecimento de serviços virtuais para qualificar o atendimento ao cidadão será debatido nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.
 
O Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios Brasileiros reunirá prefeitos, secretários, gestores e técnicos municipais. Com inscrições já abertas (
www.softwarepublico.gov.br/4cmbr), o evento é promovido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) com o apoio da Secretaria de Gestão (Seges), ambas do Ministério do Planejamento. Também conta com o apoio da Subchefia de Assuntos Federativos /SRI/PR.
 
O objetivo do evento é difundir junto aos gestores municipais as soluções de TICs voltadas à qualificação dos serviços públicos em diversas áreas como compras governamentais, inclusão digital, convênios, integração de redes, saúde, educação e governo eletrônico.
 
O Governo Federal já desenvolveu uma iniciativa que alia a proximidade entre o Estado e os cidadãos, inerente aos municípios, às tecnologias da informação e com o objetivo de qualificar a prestação de serviços públicos. Esta é a proposta do 4CMBr Comunidade, Conhecimento, Colaboração e Compartilhamento.

Vinculado ao Portal do Software Público Brasileiro, esse espaço reúne soluções de TI voltadas à melhoria da gestão municipal e, conseqüentemente, do atendimento à população. O 4CMBr dispõe de diversos programas para administração pública que podem ser copiados e adaptados para os municípios, reduzindo custos na aquisição de soluções informatizadas.
 
Os usuários também podem propor sugestões para a melhoria das soluções, pois o ambiente oferece ferramentas de interação como fóruns, chats e espaços de colaboração. Também conta com publicações para apoiar programas de inclusão digital e relatos sobre experiências de sucesso em diversas cidades brasileiras.
 
O 4CMBr foi desenvolvido na plataforma web 2.0, a internet das redes sociais, e sua coordenação é gerenciada com a participação de profissionais das áreas acadêmica e técnica.
 
O Encontro integrará a programação do Fórum TIC 2009 – Tecnologias para um Brasil Sustentável – que também será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, no período de 27 a 30 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
4cmbr@sotwarepublico.gov.br 
        
Soluções públicas

Além do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios Brasileiros, o Ministério do Planejamento realiza, durante o Fórum TIC 2009, o Encontro Nacional do Portal do Software Público.
 
O evento promoverá palestras, oficinas, workshops e reuniões para debater as funcionalidades e inovações para as soluções já disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro. Atualmente, cerca de 50 mil pessoas participam das comunidades de prática e compartilhamento do conhecimento.
 
Atualmente já estão disponíveis no local 30 soluções livres nas áreas da saúde, educação, saneamento, gestão de TI, TV Digital, geoprocessamento, entre outras. São softwares desenvolvidos por órgãos públicos, empresas e universidades que podem ser obtidos por qualquer pessoa mediante cadastramento no endereço
www.softwarepublico.gov.br