Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Estados compartilham benefícios da adesão à Rede do Sistema de Convênios

Notícias

Estados compartilham benefícios da adesão à Rede do Sistema de Convênios

Comitê Gestor da Rede Siconv reúne seis estados no Ministério do Planejamento

publicado:  27/10/2015 18h42, última modificação:  27/10/2015 18h54
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento

Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento


Representantes de seis estados participaram hoje (27) da segunda reunião do Comitê Gestor Rede de Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Rede Siconv). Os servidores debateram sobre os benefícios gerados pela adesão à rede na gestão dos recursos das transferências voluntárias da União. Até o momento, integram a Rede Siconv o Distrito Federal, Acre, Paraíba, Tocantins, Sergipe, e mais recentemente Amapá e Minas Gerais.

Marilene Nascimento, servidora pública do estado do Amapá, falou sobre a experiência de participar pela primeira vez da reunião. “Nós aderimos a rede em agosto e isso foi um ganho. A partir de agora, teremos uma melhor gestão nos repasses de convênios para nossos municípios”, afirma. Marilene relata ainda, que por meio da Rede Siconv foi possível se inteirar sobre as novidades do sistema e também trocar experiências com outros estados.

Já Ana Carolina, do governo de Minas Gerais ─ estado mais recente a assinar o termo de adesão ─ relatou que a partir desta reunião teve uma visão mais ampla de como funciona o sistema. Carolina relatou ainda que o estado tem uma característica diferente dos demais integrantes da rede. “Minas tem 853 municípios e temos um histórico de parceria entre os municípios e estado. A Rede Siconv vem para melhorar essa colaboração”, declara.

A Rede Siconv é uma estratégia de capacitação e compartilhamento de informações promovida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) para ampliar a eficiência da execução de convênios e contratos de repasse com a União. Além de aumentar o conhecimento técnico dos servidores por intermédio de cursos presenciais e a distância, a rede leva informações gerenciais sobre os convênios celebrados com a União. Os coordenadores reunidos nesta terça-feira terão encontros trimestrais com os gestores da iniciativa no governo federal.