Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Educação a Distância ganha software livre para o gerenciamento de conteúdos

Notícias

Educação a Distância ganha software livre para o gerenciamento de conteúdos

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Iniciativa está disponível à sociedade no Portal do Software Público

Brasília, 31/3/2009 – Mais de 600 pessoas integram a comunidade de compartilhamento da solução Amadeus, disponibilizada na última semana no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). Desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), esse é um software para a gestão de aprendizagem a distância que permite integrar diversos dispositivos como internet, celular e Personal digital Assistants (PDAs).
 
Segundo o professor do Centro de Informática da UFPE e coordenador do projeto, Alex Sandro, essa integração permite que os conteúdos disponibilizados pelo professor possam ser acessados pelos alunos por diferentes meios, tornando o processo de ensino-aprendizagem ainda mais flexível.

Ele disse que o projeto já permite integrar esses dispositivos à TV Digital, o que vai garantir muito mais interatividade ao processo. Também permite que um aluno possa receber mensagens em seu celular sempre que o professor disponibilizar novos conteúdos no ambiente de Educação a Distância.

De acordo com Sandro, o projeto é desenvolvido desde 2001 com apoio de vários centros e institutos de pesquisa governamentais e é já é utilizado por 250 alunos do curso de especialização em Gestão de Tecnologia da Informação da UFPE e por outros 500 alunos do Senai do Rio Grande do Norte. “Estamos devolvendo essa iniciativa à sociedade para que ela possa contribuir para a Educação a Distância no País, destacou o professor.

Ele também contou que a iniciativa já foi abordada por 14 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado da Universidade e que outros projetos de pesquisa acadêmica em andamento sobre o assunto.

Compartilhamento

O Portal do Software Público inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública ao compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Outras 20 soluções estão disponíveis nesse ambiente e os seus códigos-fontes estão acessíveis a todos os interessados, mediante cadastramento.

O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. Para disponibilizar soluções do setor público no Portal do Software Público Brasileiro é preciso entrar em contato através do correio eletrônico guialivre@planejamento.gov.br. O Portal do Software Público é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.