Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Dados abertos são ferramenta para incentivar mercado de TIC

Notícias

Dados abertos são ferramenta para incentivar mercado de TIC

publicado:  28/05/2015 11h17, última modificação:  28/05/2015 11h17

Indústria pode ajudar governo a prestar melhores serviços

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, defendeu, nesta quarta-feira (15), a divulgação de dados abertos como uma forma de incentivar o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) e ainda melhorar a prestação de serviços governamentais. A afirmação foi realizada durante o “1º Fórum IBGP de Governança de TI”. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), o evento reuniu gestores, servidores públicos, academia e empresários. 

Durante sua apresentação, Heckert disse que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) incentiva outros órgãos a divulgarem seus dados em formato aberto por meio da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda). “Esta é uma política que defendemos. Acreditamos muito em disponibilizar esses dados para que a indústria os desenvolva e nos auxilie a prestar serviços de mais qualidade para a sociedade”, comentou o secretário.

Os dados são abertos quando possibilitam a sua utilização, cruzamento e compartilhamento por qualquer pessoa livremente. A sua disponibilização está prevista na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de novembro de 2011) e também faz parte das ações do governo federal dentro do plano brasileiro para a implementação da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).

Em 2014, os itens mais acessados no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br) foram os dados do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), informações sobre as rodovias brasileiras disponibilizadas pela Polícia Rodoviária Federal e também sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Leia mais: Boletim Estatístico de Pessoal está disponível em arquivo aberto