Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Dados abertos como uma maneira de construir um governo democrático

Notícias

Dados abertos como uma maneira de construir um governo democrático

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Este foi o tema da palestra de Irina Bolychevsky, especialista internacional no assunto

Brasília, 21/11/2013 – A publicação e o uso de dados abertos como uma maneira de construir um governo inclusivo, justo e democrático. Este foi o tema da palestra de Irina Bolychevsky, da Fundação do Conhecimento Livre (Open Knowledge Foundation – OKFN), na manhã desta quinta-feira, 21, no 2° Encontro Nacional de Dados Abertos. O evento é uma parceria do Ministério do Planejamento (MP) com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil).

Irina Bolychevsky é especialista em abertura de dados governamentais e também é coordenadora do CKAN, o principal software de portais de dados abertos. Durante a sua apresentação, Irina deu exemplos de como a publicação de dados em formato aberto beneficia a sociedade. De acordo com a especialista, um estudo comprova que mais de cinco mil empregos foram criados na Espanha a partir da publicação de dados abertos.

Já sobre o Reino Unido, Irina citou a experiência do governo com a divulgação da localização de 300 mil pontos de ônibus. Destes, 18.000 foram corrigidos pela população. “Isso ajuda a criar uma confiança no governo porque são informações baseadas em dados abertos. Estimulam ainda, que cidadãos questionem o governo, disse.

Durante a sua apresentação, Irina citou três regras para as administrações públicas abrirem seus dados. De acordo com a especialista, a primeira orientação envolve os gestores e servidores públicos: estes devem utilizar os dados publicados para saber se estes podem ser reutilizados por outras pessoas. Já a segunda regra envolve divulgar a forma como os dados foram criados. E por último, devem-se criar padrões para a divulgação de dados abertos. Segundo Irina, somente assim é possível saber se um dado tem qualidade.

INDA

O governo brasileiro utiliza a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), que está disponível no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br), para orientar os órgãos públicos como deve ser realizada a divulgação. Em caso de dúvidas, técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) podem ser questionados por meio do seguinte endereço eletrônico: contato@dados.gov.br

Programação

Na tarde desta quinta-feira serão realizados diversos painéis durante o encontro. Entre eles destacam-se: “Sustentabilidade Econômica dos Dados Abertos; “Casos Locais: Abertura nos Estados e Municípios e “Guia de Jornalismo de Dados. Mais informações sobre o encontro podem ser encontradas na página do evento.