Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Curso inicia rede de multiplicadores do SIASG

Notícias

Curso inicia rede de multiplicadores do SIASG

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 30/08/2002 Com o término do 3º Curso de Formação de Multiplicadores para Usuários do Sistema Integrado de Serviços Gerais - SIASG, na sexta-feira, 30 de agosto, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, concluiu a primeira etapa de criação de uma rede de servidores da área de compras dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que irão divulgar o sistema por todo o Brasil.

"Os que tiverem maior aptidão vão receber a chancela da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP - para atuar como professores. Antes dos cursos, todos assinaram um termo onde se comprometem a manter pelo menos duas turmas, com média de 25 alunos, ainda este ano. Pretendemos treinar, através destes 80 multiplicadores, mais 3.500 funcionários até o final de 2002", explica Elizabeth Braga, diretora do Departamento de Logística e Tecnologia da Informação.

Os novos multiplicadores vão receber apostilas com os conteúdos didáticos e os manuais de utilização dos sistemas SiASG/Comprasnet. As aulas que eles ministrarão começam em setembro, e os servidores interessados deverão fazer suas inscrições via Internet, nos sites da ENAP (www.enap.gov.br) e do Portal de Compras do Governo Federal (www.comprasnet.gov.br).

Ponto de partida

O SIASG é a ferramenta informatizada de apoio à gestão dos serviços gerais, cuja interface na Internet é o Portal Comprasnet. O Sistema abrange os ministérios, as secretarias da Presidência da República e mais de 300 autarquias e fundações públicas. Sua função é organizar a gestão de atividades como licitações, contratações, transportes, comunicações administrativas, documentação e administração de edifícios públicos e de imóveis funcionais.

Todas as aquisições do Executivo estão registradas no Sistema, que permite o cruzamento de informações do INSS, Receita Federal, Procuradoria Geral da República e FGTS. Além disso, através do SiASG/Comprasnet são disponibilizados na Internet 100% dos editais e avisos de licitação do Governo Federal.

Os futuros multiplicadores do Sistema aplaudiram a iniciativa do Ministério do Planejamento, e garantem que o curso é apenas o ponto de partida para novas discussões e, principalmente, para garantir a melhoria administrativa em seus órgãos de origem.

"Me sinto recompensado", afirma Manoel Albuquerque, diretor da Secretaria Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife-PE). "Primeiro, ao constatar a facilidade de utilização do Sistema, e em segundo lugar por saber que daqui para frente poderei contribuir para avançarmos ainda mais. Sei que muitos problemas que ocorriam antes jamais teriam acontecido se já estivéssemos usando o SIASG/Comprasnet", garante o gestor.

Maria Imaculada Pereira Zille, do Serpro/MG, coordenadora da equipe que dá suporte aos usuários do SIASG em todo o Brasil, achou a iniciativa do curso importante, pois, grande parte das aulas foram sobre a interpretação da legislação, uma das maiores dúvidas dos usuários do Sistema. Magnovaldo Santos Sodré, agente administrativo do DNER do Maranhão, acredita que grande parte dos problemas na área de serviços gerais poderá ser facilmente resolvida.

"O Curso de Multiplicadores foi apenas o começo. Nosso trabalho começa daqui para frente", conclui ele.