Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Curso capacita servidores que trabalham com o Sistemas de Convênios

Notícias

Curso capacita servidores que trabalham com o Sistemas de Convênios

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 24/10/2011 – Qualificar gestores e técnicos estaduais que trabalham com o Sistemas de Convênios (Siconv) do governo federal. Esta é a proposta do curso que começou hoje e vai até a próxima quinta-feira, em Brasília, oferecido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. Participam servidores dos estados do Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Para a diretora do Departamento de Gestão Estratégica da Informação, Adriana Oliveira, a capacitação também servirá para a melhoria do próprio sistema e seu atendimento. “É um evento super importante para a qualificação do sistema, do atendimento e capacitação daqueles que são os efetivos gestores dessas transferências voluntárias, explica.

O Siconv é o mecanismo usado pelo governo federal para administrar as transferências dos recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e organizações não-governamentais. A vantagem da utilização desta ferramenta está na agilidade da efetivação dos convênios, na transparência do repasse do dinheiro público e na qualificação da gestão financeira.

CONTEÚDO

Na formação, os gestores e técnicos estaduais participarão de palestras sobre temas como legislação, sistema, extratores de dados e DW Convênios. Os extratores de dados servem para consulta aos dados abertos das transferências voluntárias com recursos para download de arquivos, filtragem de registros, pesquisas padronizadas e exportação de dados para planilhas. A ferramenta atende tanto à Administração Pública Federal quanto aos cidadãos.

Já o DW Convênios permite aos gestores públicos contarem com mecanismos de agregação e consolidação de valores, pesquisas e mineração de dados, bem como  geração de relatórios e gráficos de forma simples e rápida.

Na formação, também existirá um espaço para os gestores e técnicos estaduais opinarem sobre o Siconv. A proposta é debater com os órgãos questões como quais melhorias o sistema poderia implementar para facilitar a execução das transferências voluntárias; o que os entes da federação entendem como necessário na troca de dados entre o Siconv e os sistemas estaduais; e quais novas tecnologias podem integrar o sistema federal com os estaduais.

Os participantes também irão discutir a implantação de um projeto-piloto para a integração do sistema de convênios de Pernambuco com o Siconv.

HISTÓRICO

O Siconv foi criado em 2008 para desburocratizar a máquina pública, viabilizando investimentos em educação, saúde, infraestrutura e outros setores que atendem diretamente à população.

 O gerenciamento dos dados dos concedentes (ministérios) e conveniados estão no portal, assim como os convênios em execução e a prestação de contas dos valores liberados. As informações podem ser acessadas por qualquer cidadão.