Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Criador da distribuição Linux-Ubuntu visita Ministério do Planejamento

Notícias

Criador da distribuição Linux-Ubuntu visita Ministério do Planejamento

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 17/8/2005 - O secretário de Logística e Tecnlogia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, reuniu-se na semana passada com o sul-africano, Mark Shuttleworth que é o criador da distribuição Linux-Ubuntu.

Na ocasião, foi discutida a importância de ampliar a cooperação na área de tecnologia da informação entre países do Hemisfério Sul, como é o caso do Brasil e da África do Sul, para o compartilhamento de soluções mais eficazes e de menor custo.

Nesse sentido, Santanna apresentou iniciativas desenvolvidas pela Secretaria nas áreas de clusters e grids computacionais e na área de interoperabilidade para a troca digital de dados e informações entre os governos federal, estadual e municipal e governos de outros países, poderes legislativo e judiciário, empresas, cidadãos, entre outros.

O Grid Computing é uma arquitetura de computação distribuída para o compartilhamento de recursos que possibilita aproveitar capacidades ociosas. Já o cluster é um sistema que compreende dois ou mais computadores ou sistemas no qual trabalham em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas.

Shuttleworth particiou durante toda a semana que esteve no Brasil de reuniões com órgãos do governo e da comunidade de software livre e realizou palestras abordando esse tema. O criador do Ubuntu se dedica a promover o software livre no mundo depois de vender uma empresa de criptografia para a Verisign dos Estados Unidos. A reunião com o secretário Rogério Santanna ocorreu no dia 8 de agosto, em Brasília.


Legenda: Shuttleworth e Santanna falaram sobre soluções de TI mais eficazes e de menor
custo para os países