Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > CRC do Gama é inaugurado por Lula e Paulo Bernardo

Notícias

CRC do Gama é inaugurado por Lula e Paulo Bernardo

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Presidente diz que acesso ao conhecimento reduz as desigualdades

Brasília, 20/4/2007 -O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Gama, no Distrito Federal, foi inaugurado nesta sexta-feira, 20 de abril, pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e pelo presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Penna.

Durante a solenidade, o presidente destacou a importância da iniciativa na recuperação de computadores para destiná-los a projetos de inclusão digital e no oferecimento de oportunidades de trabalho para os jovens do país.

“Estes jovens estão aqui aprendendo a recuperar itens que normalmente são jogados fora e que agora serão recuperados para que as pessoas mais pobres possam ter acesso ao computador e à internet”, afirmou Lula

A iniciativa recupera equipamentos de informática para destiná-los a projetos de inclusão digital desenvolvidos em escolas, bibliotecas, telecentros e centros comunitários. Lula também disse que o acesso ao conhecimento permite reduzir as diferenças sociais. “É mais barato construir escolas do que cadeias”, exemplificou. Durante a solenidade, o presidente prometeu que até o final de 2010 todas as escolas públicas do país terão conexão à internet com banda larga.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, salientou que os Centros de Recondicionamento de Computadores possibilitam uma destinação mais justa ao patrimônio da União. Na ocasião, o presidente assinou um decreto que facilitará o processo de doação de equipamentos de informática usados ao Projeto Computadores para Inclusão por parte dos órgãos da Administração Federal Direta, Autárquica e Fundacional.

Com isso, os órgãos deverão informar ao Ministério do Planejamento a disponibilidade de doação dos equipamentos para recondicionamento através do endereço: projeto.ci@planejamento.gov.br . O Ministério do Planejamento terá 30 dias para informar sobre o interesse no aproveitamento dos mesmos.

Durante a inauguração também foram entregues 30 computadores recondicionados a três entidades assistenciais do Gama: Obras Benedita Cambiagio; Ação Social João Paulo XXIII; e Igreja Batista Nova Canaã. O CRC é uma unidade do Projeto Computadores, coordenado pelo Ministério do Planejamento, que está implantando no país um sistema nacional de reaproveitamento de equipamentos de informática.

O CRC do Gama é resultado de uma parceria entre o Governo Federal, Fundação Banco do Brasil, Afago-DF, Banco do Brasil, Cobra Tecnologia e da ONG Programando o Futuro. A Afago-DF é responsável pelo funcionamento do Centro. O Governo Federal, além da cessão do terreno, repassou R$ 100 mil à Afago para despesas de custeio. A Fundação BB entrou com recursos de R$ 1,9 milhão para a reforma do espaço e para custos relativos ao primeiro ano de atividades. A Cobra Tecnologia e o Banco do Brasil apoiaram o projeto de engenharia e a estruturação do CRC. A ONG capacita os jovens.

Saiba quais são as responsabilidades de cada parceiro:

Ministério do Planejamento : É o coordenador do projeto em nível nacional. Para o CRC do Gama, repassou recursos de custeio, além de equipamentos usados de seu próprio patrimônio e responde pela articulação para doações de equipamentos por parte de outros órgãos da administração pública federal. Desenvolve também o sistema de gestão nacional do Projeto que organiza a captação de doações de usados, distribuição dos equipamentos aos CRCs, inscrição de pedidos e avaliação de projetos beneficiários.

Fundação Banco do Brasil: articulou o empreendimento por meio de investimento social; participa do Conselho Gestor do CRC/DF e da Coordenação Nacional do Projeto CI;

Cobra Tecnologia: responsável pela assessoria técnica, fornecimento de ferramentas, mobiliário;

Afago: cedeu o espaço físico, gerencia e operacionaliza o CRC. Responde, ainda, pela mobilização da comunidade, o cadastramento, a inscrição e a seleção dos jovens participantes;

Programando o Futuro: gestão técnica do CRC e capacitação dos jovens.

Banco do Brasil: Acompanhamento de engenharia durante a reforma do espaço de instalação do CRC.

Veja também

Jovens ganham novas oportunidades nos Centros de Recondicionamento

Os Números do Projeto Computadores para Inclusão

Meio ambiente - Brasil descarta mais de 850 mil máquinas em 25 anos

Conheça as ações de inclusão digital realizadas pelo Ministério