Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Consulta pública sobre padrões e-Ping se encerra na sexta-feira

Notícias

Consulta pública sobre padrões e-Ping se encerra na sexta-feira

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 12/11/2008 - Os interessados em contribuir para a melhoria da versão 3.9 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-Ping) têm até  sexta-feira (14/11), para encaminhar sugestões. Essa arquitetura permite a troca de dados entre diferentes sistemas de informação. O documento está disponibilizado no endereço: http://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica.

Os padrões e-Ping permitem um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade com o objetivo de oferecer melhores serviços aos cidadãos. Isso porque possibilita que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.

Entre as modificações da versão em consulta pública está a adoção do Open Document Format (ODF) que é um padrão aberto para a produção de documentos como textos, planilhas e apresentações. A sua utilização era recomendada nas versões anteriores.

Também há alterações envolvendo protocolo de troca de informações, segurança de redes, linguagem para intercâmbio de dados, inclusão de itens relativos à Mobilidade e TV Digital, entre outras.

Além desta consulta, no dia 28 de outubro também foi realizada uma audiência pública para debater o documento. O evento ocorreu em Brasília e foi transmitido por videoconferência para unidades do Serviço Federal de Processamento de Dados ( Serpro ) localizadas em 13 capitais brasileiras.
 
As contribuições recebidas no processo de consulta e audiência pública junto à sociedade serão analisadas pela coordenação e pelos cinco grupos de trabalho da e-Ping. A versão 4.0 dos Padrões e-Ping deverá ser publicada até o final desse ano já com as sugestões consideradas pertinentes, incorporadas ao documento.

De acordo com a Instrução Normativa (IN) Nº4, a partir de 2 de janeiro de 2009 todos os órgãos da Administração Direta, autarquias e fundações terão que observar as políticas, premissas e especificações técnicas da arquitetura e-Ping quando forem contratar qualquer serviço de Tecnologia da Informação (TI) . Essa IN foi publicada em maio desse ano com o objetivo de qualificar o processo de contratação de serviços de TI pelo Governo Federal.

As contribuições podem ser encaminhadas através do endereço da consulta pública ou para o correio eletrônico: eping@planejamento.gov.br. Também serão aceitas sugestões enviadas por carta ou fax até às 17h do dia 14 de novembro de 2008, para: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 140 70.046-900 - Brasília - DF. Fax nº (0xx61) 3322-5063.