Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Consulta pública consolidará nova versão dos Padrões e-ping

Notícias

Consulta pública consolidará nova versão dos Padrões e-ping

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19


Brasília, 24/10/2008 - A versão 3.9 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-Ping) estará aberta à consulta pública até o dia 14 de novembro próximo. O e-Ping permite a troca de informações entre banco de dados diferentes tipos. Os interessados podem encaminhar suas contribuições ao documento, disponibilizado no endereço http://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica.

Na próxima terça-feira, dia 28 de outubro, às 14h, também será realizada uma audiência pública, em Brasília, no auditório da sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), localizada no endereço SGAN Quadra 601, Módulo V. O encontro será transmitido por videoconferência para unidades do Serpro localizadas em 13 capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá e Maceió.

Os padrões e-Ping permitem um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade com o objetivo de oferecer melhores serviços aos cidadãos. Isso porque possibilita que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.

Entre as modificações da versão em consulta pública está a adoção do Open Document Format (ODF) que é um padrão aberto para a produção de documentos como textos, planilhas e apresentações. A sua utilização era  recomendada nas versões anteriores.

Também há alterações envolvendo protocolo de troca de informações, segurança de redes, linguagem para intercâmbio de dados, inclusão de itens relativos à Mobilidade e TV Digital, entre outras.

As contribuições recebidas no processo de consulta e audiências públicas junto à sociedade serão analisadas pela coordenação e pelos cinco grupos de trabalho da e-PING. A versão 4.0 dos Padrões e-PING deverá ser publicada até o final desse ano já com as sugestões consideradas pertinentes, incorporadas ao documento.

As contribuições podem ser encaminhadas através do endereço da consulta pública ou para o correio eletrônico:
eping@planejamento.gov.br. Também serão aceitas sugestões enviadas por carta ou fax até as 17h do dia 14 de novembro de 2008, para: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 140 70.046-900 - Brasília – DF. Fax nº (0xx61) 3322-5063.

De acordo com a Instrução Normativa (IN) Nº4, a partir de 2 de janeiro de 2009 todos os órgãos da Administração Direta, autarquias e fundações terão que observar as políticas, premissas e especificações técnicas da e-PING quando forem contratar qualquer serviço de Tecnologia da Informação (TI) . Essa IN foi publicada em maio desse ano com o objetivo de qualificar o processo de contratação de serviços de TI pelo Governo Federal.


Locais onde será transmitida a videoconferência

SERPRO ARACAJU (Rua Laranjeiras, 37 Centro - Aracaju/SE).

SERPRO BELÉM (Av. Perimetral da Ciência, 2.010 - Terra Firme - Belém/PA). Capacidade:

SERPRO BELO HORIZONTE (Av. José Cândido da Silveira, 1.200 - Cidade Nova - Belo Horizonte/MG).

SERPRO BOA VISTA (Av. João Pereira de Melo, 328 - Centro - Boa Vista/RR).

SERPRO CAMPO GRANDE (Rua Dom Aquino, 1.789 - 10º andar - Centro - Campo Grande/MS).

SERPRO CUIABÁ (Av. Vereador Juliano Costa Marques nº 99 - 1º andar - Ministério da Fazenda - Bosque da Saúde - Cuiabá/MT).

SERPRO CURITIBA (Rua Carlos Pioli, 133 - Bom Retiro - Curitiba/PR).

SERPRO FLORIANÓPOLIS (Rodovia José Carlos Daux (SC 401), Km 01, nº 600, Edifício ALFAMA - 2º andar, Parque Tecnológico ALFA, Bairro João Paulo, Florianópolis/SC).

SERPRO FORTALEZA (Av. Pontes Vieira, 832 São João do Tauapé - Fortaleza/CE).

SERPRO GOIÂNIA (Rua Dr. Olinto Manso Pereira, Quadra F-16, Lote 124, nº 1022 - Setor Sul - Goiânia/GO).

SERPRO JOÃO PESSOA (Av. Epitácio Pessoa, 1.705 - 2º andar - Tambauzinho - João Pessoa/PB).

SERPRO MACAPÁ (Av. Iracema Carvão Nunes, 93 - Centro - Macapá/AP).

SERPRO MACEIÓ (Praça Dom Pedro II, 16 - Centro - Maceió/AL).