Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Congresso Internacional de e-gov tem mais de dois mil inscritos

Notícias

Congresso Internacional de e-gov tem mais de dois mil inscritos

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 24/8/2009 - Para debater as melhores práticas de governo eletrônico e os seus benefícios para a ampliação da cidadania, começa nesta quarta-feira o 2º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi 2009). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.consegi.gov.br. A programação completa também está disponível neste endereço.

O evento é promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, em parceria com diversas instituições públicas.

O Consegi conta com mais de dois mil inscritos, entre representantes das três esferas de governo, academia, profissionais de informática, representantes da sociedade civil organizada e países parceiros.

Durante os três dias do congresso, os participantes debaterão temas relacionados à política de tecnologia da informação e comunicação, como a adoção e o estímulo ao uso e difusão de software livre para a apropriação do conhecimento e da tecnologia.

Na opinião do secretário Rogério Santanna, o Consegi 2009 será um momento para refletir sobre como compartilhar problemas similares e o  conhecimento não apenas entre as instituições brasileiras, mas também entre os países.  O evento contará com palestrantes de países como França, Estados Unidos, Chile, Argentina e Índia.

Para Santanna, o conhecimento é talvez a mais poderosa riqueza que dispomos na atualidade e a única que pode ser distribuída sem que seu autor perca alguma coisa. “Grande parte desse conhecimento está em códigos de software, por isso, disseminar o uso de softwares livres e abertos é tão importante para a soberania de uma nação e para um mundo mais democrático e livre, afirma.

"A cooperação e o compartilhamento tecnológico favorecem a prestação dos serviços públicos à sociedade, a redução de custos no desenvolvimento de ferramentas semelhantes, além de ativar uma rede de colaboração e produção dos agentes públicos", acrescenta o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni.

Eixos Temáticos Consegi 2009

1 Ecossistema do Software Livre: Comunidades e Colaboração
2 – Desenvolvimento de Sistemas: Linguagens e Ferramentas de Apoio
3 – Infra-estrutura de TIC: Serviços e Administração
4 – Sistemas e Aplicações livres para uso do Governo
5 – Hardware, Sistemas Embarcados, Robótica e Mobilidade
6 – Multimídia e Meios Convergentes
7
Capacitação e Treinamento em Tecnologia
8 – Padrões e Interoperabilidade
9 – Desenvolvimento Social, Educação e Inclusão Digital
10 – Políticas de desenvolvimento tecnológico e industrial