Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comunidade Cacic chega a 10 mil usuários

Notícias

Comunidade Cacic chega a 10 mil usuários

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 20/6/2008 - A comunidade do Sistema de Inventário Cacic - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais -, a primeira solução disponibilizada no Portal do Software Público Brasileiro, (www.softwarepublico.gov.br) atingiu 10 mil pessoas cadastradas. A ferramenta é utilizada por centenas de órgãos públicos, empresas e universidades e também por outros países.

O Cacic foi a primeira solução do Governo Federal lançada com a Licença Pública Geral e sempre manteve a liderança de interessados no Portal do Software Público, comemorou o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Lino Kieling.

 

Para ele, esse é um exemplo concreto de compartilhamento no setor público. “É uma solução que foi desenvolvida inicialmente para resolver um problema interno da Dataprev e que hoje atende a toda sociedade brasileira”, acrescentou.

O diretor de Infra-Estrutura de Tecnologia da Informação da Dataprev, Daniel Darlen, ressaltou a importância do Portal do Software Público: A experiência do Cacic fortalece a lógica de compartilhamento e de cooperação, especialmente quando falamos em soluções de governo”, destacou. Na sua opinião, esse ambiente é estratégico para o desenvolvimento de tecnologia da informação no país.

 

Segundo o coordenador do Portal do Software Público, Corinto Meffe, o Cacic é uma das soluções livres mais usadas no Brasil e está instalado em centenas de órgãos públicos, empresas e universidades do país. Além disso, também é utilizado em outros países como na Argentina, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Equador e Portugal.

 

O próximo passo do Cacic agora é a publicação da versão 2.4, prevista para o próximo semestre, e que deverá ampliar ainda mais a sua inserção em outros países, de acordo com Meffe.

 

O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional das instituições e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. 

 

Portal do Software Público

Esse ambiente virtual disponibiliza atualmente 15 soluções livres cujos códigos-fonte podem ser obtidos pelos diferentes órgãos públicos e também pela sociedade mediante cadastramento no portal. O objetivo desse compartilhamento é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. 

Ao todo, cerca de 22 mil pessoas participam das comunidades do Portal do Software Público Brasileiro que é uma iniciativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.