Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comprasnet recebe prêmio Hélio Beltrão

Notícias

Comprasnet recebe prêmio Hélio Beltrão

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 29/10/2001 - O projeto Comprasnet: o site de compras do governo federal é uma das vinte experiências premiadas no 6 º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Helio Beltrão, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Todos receberão um certificado e quatro representantes de cada equipe participarão do curso Avança Brasil: PPA 2000-2003, nos dias 28, 29 e 30 de novembro.

O concurso se realiza desde 1996, com o objetivo de divulgar as inovações implantadas no serviço público federal que deram certo. O Comprasnet - desenvolvido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento - é uma iniciativas mais bem-sucedidas do Programa Governo Eletrônico, do Avança Brasil, e integra o projeto de reforma das compras governamentais. Sua implantação exigiu o aprimoramento da legislação, o exame, revisão e aperfeiçoamento dos processos, além da integração de grandes redes e bancos de dados governamentais.

Atualmente, as mais de 1.800 unidades de compras federais estão integradas a um sistema de compras que permite a consulta automatizada a dados da Receita Federal, INSS, FGTS e Procuradoria da Fazenda Nacional. O sistema permite a realização de 150 pregões eletrônicos simultaneamente e o acompanhamento público de cada lance. Além de ampliar a transparência e favorecer o controle social, o uso intensivo da tecnologia da informação já promoveu economias estimadas em R$500 milhões de reais.

O Sistema de Acompanhamento de Estoque de Benefício e o projeto Planejamento Integrado, ambos da Controladoria do INSS, também foram ganhadores do 6º Concurso Inovações. O primeiro ajudou a reduzir o número de processos parados por mais de um dia no INSS - os chamados represados. Já o projeto de planejamento integrado promoveu economia de recursos e acelerou o processo de tomada de decisão na Controladoria. Conheça outras iniciativas premiadas em www.enap.gov.br