Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > ComprasNet recebe prêmio CONIP 2002

Notícias

ComprasNet recebe prêmio CONIP 2002

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília,17/06/2002O Portal de Compras do Governo Federal - ComprasNet recebeu o V Prêmio CONIP de Excelência em Informática Pública, durante o VIII Congresso de Informática Pública, realizado entre os dias 11 e 13 de junho, em São Paulo. O ComprasNet atendeu a todos os requisitos do Prêmio, que abrangem benefícios sociais, inovações no uso de Tecnologia da Informação, melhorias na qualidade dos serviços públicos ao cidadão, economia e transparência nas ações governamentais.

O prêmio traduz o reconhecimento nacional e internacional ao ComprasNet, além de consolidar a imagem de eficiência do Governo Federal no âmbito do Programa Governo Eletrônico e da utilização da Tecnologia da Informação em benefício do cidadão. Em 2001, o Portal já havia sido agraciado com a premiação de destaque em desburocratização, pelo Instituto Hélio Beltrão, e com o Selo de "Boa Prática de Governança Eletrônica", da Comunidade Econômica Européia.

O Comprasnet foi instituído em 1997 para publicar via Internet os avisos e editais de licitação e os resumos dos contratos assinados pela administração pública federal. Em dezembro de 2000, com a criação do pregão eletrônico, o site passou a ser usado para aquisições em tempo real, operando um novo tipo de licitação. Em outubro de 2001, o Comprasnet sofreu uma nova transformação, tornando-se um portal de compras.

Atualmente, o Portal tem mais de 130 mil acessos mensais e envolve cerca de 600 mil transações por mês. São nada menos do que 140 licitações por dia, que abastecem ministérios, secretarias e autarquias. A Secretária Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Renata Vilhena, acredita que o Comprasnet é um excelente canal de negociação do Governo Federal.

"Este canal permite ao Governo conseguir preços mais justos nas suas compras, pois promove a participação de um número maior de fornecedores, uma vez que o processo de cadastramento é mais simples e barato", explica ela, lembrando que o cadastro no Portal não exige a presença física nem o envio prévio de documentação, o que favorece o aumento da competição, da transparência e da qualidade nos bens e serviços adquiridos.