Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comprasnet recebe mais um prêmio

Notícias

Comprasnet recebe mais um prêmio

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 05/11/2002 – O Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet, desenvolvido e administrado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - foi o grande vencedor do Prêmio Padrão de Qualidade em B2B, na categoria Serviços Públicos Administração Direta, concedido pela revista B2B Magazine, após seleção e auditoria conduzida pela Boucinhas & Campos.

As mudanças na área de compras governamentais exigiram da equipe do Planejamento um trabalho de aprimoramento da legislação, exame, revisão e aperfeiçoamento dos processos, além da integração de grandes redes e bancos de dados governamentais.

Atualmente, as unidades de compras do Governo Federal estão integradas a um sistema que permite a consulta automatizada a dados da Receita Federal, INSS, FGTS e Procuradoria da Fazenda Nacional. O sistema permite, ainda, a realização de 150 pregões eletrônicos simultâneos e o acompanhamento público de cada lance oferecido - seja através da Internet, ou fora dela, pois os pregões presenciais também são registrados e divulgados no Portal.

O Portal Comprasnet já recebeu várias premiações. Antes do Prêmio Padrão de Qualidade, ele conquistou, ao lado do Pregão Eletrônico, dois primeiros lugares consecutivos entre os destaques do 6º e do 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP e o Instituto Hélio Beltrão.

Em 2001, o Comprasnet (www.comprasnet.gov.br) ganhou o selo de "Boa Prática de Governança Eletrônica", da Comunidade Econômica Européia, durante a E-Government Conference: from policy to practice.

O site também colocou o Brasil num grupo de 20 países que já desenvolvem práticas eficientes de governança eletrônica, ao lado de Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Noruega, Suécia, Portugal, Romênia, Reino Unido, Espanha, Holanda e Estados Unidos.

"A experiência do ComprasNet é um exemplo de mudança de paradigma que se reflete não só na desburocratização de processos de trabalho, mas na transparência da ação governamental, no apoio à avaliação da gestão fiscal, na redução de custos e no controle social", afirma Elisabeth Braga, diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, responsável pelo Comprasnet.