Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comprasnet já oferece novos serviços

Notícias

Comprasnet já oferece novos serviços

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 02/04/2002O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lançou, nesta segunda-feira, dia 1º de abril, os novos recursos do portal Comprasnet - o portal de compras do governo federal, que integra as ações do Programa Governo Eletrônico, do Avança Brasil.

A partir de hoje, vários pacotes de serviços exclusivos já estão à disposição dos interessados, o que vai propiciar, segundo o Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Guilherme Dias, "um grau bastante significativo de transparência entre governo e a sociedade no que se refere a todo o sistema de compras".

"Esse é mais um importante passo na modernização da gestão pública no Brasil, onde o foco principal é o contribuinte, o cliente em suas várias atribuições. Na administração pública, a tradição sempre foi valorizar o que é mais visível, como as grandes obras. Mas, para nós, do Ministério do Planejamento, modernizar o programa de compras, ter um programa de redução de custos, é uma ação da mesma envergadura que a construção de um porto ou uma estrada", afirmou Dias.

O Portal Comprasnet vem funcionando desde outubro do ano passado, com suporte técnico do SERPRO e do Consórcio Unysis/Vesta, e já disponibiliza uma série de informações essenciais para administradores e fornecedores. Esse modelo de gerenciamento é utilizado com sucesso em países como a Inglaterra, onde governo e iniciativa privada se uniram com o objetivo de criar soluções tecnológicas que tragam benefícios sociais.

Até o momento, 1915 unidades do governo utilizam o Comprasnet, que tem 151 mil fornecedores cadastrados, realizou três mil pregões (com economia de 20% nos gastos do governo), tem 45 mil itens de material e serviços catalogados e divulgou 41 mil licitações (apenas em 2001). Suas bases são integradas com órgãos como a Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, a Caixa Econônica, o INSS, o Siape e a Imprensa Nacional.

O Portal já recebeu várias premiações, entre elas o Prêmio Conip, de excelência em informática pública, na categoria administração e finanças (2000), o Selo da Comunidade Européia de Boas Práticas em Governo Eletrônico (2001), e foi finalista do Prêmio Hélio Beltrão para experiências inovadoras em gestão pública.