Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comprasnet impressiona especialistas de vários países

Notícias

Comprasnet impressiona especialistas de vários países

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília,05/06/2002"O Comprasnet é uma experiência única no mundo e continua a despertar grande interesse e admiração nos seminários internacionais de tecnologia e governança eletrônica". A avaliação é da Secretária Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação, Renata Vilhena, que esteve recentemente em Lisboa para o "Terceiro Encontro Global de E-governo e E-serviços", onde recebeu elogios de representantes de países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Áustria e Inglaterra.

"O Portal de Compras do Governo Federal é muito mais do que um site de licitações e contratações. Atualmente, usuários, fornecedores e sociedade contam com vários serviços de informação sobre editais, consultas, resultados de certames, atas de pregões eletrônicos, legislação, entre outros. Nos demais países eles ainda estão planejando como oferecer tudo isso", diz Renata. A Secretária informou, ainda, que iniciativas como a da Secretaria da Fazenda (imposto de renda on line), as eleições computadorizadas e a própria estrutura do Plano Avança Brasil despertam admiração no exterior.

"Mas o destaque é o Portal. Além de reduzir gastos, a adoção dos recursos da Internet na veiculação de informações em tempo real fazem do Comprasnet um marco. E não só na relação entre o governo e seus fornecedores - que passa a ser mais abrangente e competitiva - mas em toda a administração pública, que agora conta com uma poderosa ferramenta na gestão dos negócios do Estado", afirma ela.

O êxito do Comprasnet se baseia na segurança da utilização dos sistemas, nas facilidades de acesso e navegação e, principalmente, na integração de diversos bancos de dados para o cruzamento de informações. Por tudo isso ele já é reconhecido como exemplo de boa prática de governo eletrônico em todo o mundo.