Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comprasnet faz escola

Notícias

Comprasnet faz escola

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 07/02/2002O Comprasnet (site de compras eletrônicas do governo federal coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento) está fazendo escola. Mais um município entra na era digital: agora é a vez de Juiz de Fora aderir às compras via Internet, publicar informações sobre licitações, prestar serviços e comunicar-se com a população através da rede mundial de computadores.

O portal de compras da prefeitura mineira será operado em regime de ASP (Aplication Service Provider), que habilita a construção, implantação e utilização do sistema de compras na administração pública sem necessidade de investimentos em equipamentos especiais, programas ou recursos humanos.

Com a nova solução, Juiz de Fora poderá fazer aquisições via catálogo até R$ 8 mil, além de dispor da ferramenta de Pregão Eletrônico, que funciona como um leilão reverso: o governo define o que pretende comprar e o valor máximo a gastar e os fornecedores fazem lances com seus preços.

Uma das principais vantagens das compras on line é a oportunidade de reunir um número maior de fornecedores, atraídos pelas facilidades do procedimento. Assim, o resultado da equação é simples: mais concorrência, preços menores. A redução pode chegar até 70% nos custos.

Os outros benefícios são a agilidade, a segurança, a metodologia - compras padronizadas e dentro das disposições legais, com acesso apenas aos usuários autorizados - e a transparência, pois tudo é feito de forma a ser acompanhado, via rede, por interessados de qualquer parte do país.