Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Compras públicas: MPEs devem investir em sustentabilidade

Notícias

Compras públicas: MPEs devem investir em sustentabilidade

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Secretária defende inovações no fornecimento de bens e serviços para o governo federal

A secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (MP), Loreni Foresti, defendeu, na tarde desta segunda-feira (8), que os micro e pequenos empresários invistam no fornecimento de bens e serviços sustentáveis para o governo federal. A afirmação foi realizada na abertura do Fomentar – Arena Internacional de debates sobre o uso do poder de compra do Estado como indutor de políticas públicas, em Brasília. O evento reúne especialistas e servidores públicos federais, estaduais e municipais para debater inovações no setor.

Durante o evento, a secretária relembrou o quanto o governo federal utilizou o seu poder de compras para incentivar o crescimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

"Alcançamos hoje um patamar de 30% das aquisições com os micro e pequenos empresários porque esta política está institucionalizada, mas é preciso ir adiante, é preciso inovar", afirmou Foresti. Segundo a secretária, para que isto ocorra os micro e pequenos empresários precisam se qualificar, investir em capacitações e trabalhar para fornecer produtos sustentáveis.

Em 2013, as MPEs responderam por 83% das compras sustentáveis, com um valor da ordem de R$ 33,7 milhões. No comparativo entre janeiro e dezembro de 2013 com o mesmo período de 2012, o setor aumentou em 50% sua participação nas contrações econômica, social e ambientalmente responsáveis. "Este número demonstra o quanto ainda podemos crescer", complementa Foresti.

Palestra

A diretora do Departamento de Logística, Ana Maria Neto, fará nesta terça-feira (9), às 9h, uma palestra sobre o "Uso do Poder de Compra do Estado - 8 Anos da Lei 123/06". O evento está sendo realizado no Brasília Palace Hotel. Mais informações estão disponíveis no hotsite do evento.

O Fomentar é organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto de Compras Governamentais (ICG). O evento conta com o apoio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Conselho de Secretários de Estado da Administração (Consad), da Confederação Nacional da Industria (CNI) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.