Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Compartilhamento de Softwares terá rodada no Consegi 2008

Notícias

Compartilhamento de Softwares terá rodada no Consegi 2008

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 27/8/2008 - Além de painéis, palestras e atividades culturais, o Congresso Internacional de Governo Eletrônico e Sociedade - Consegi 2008 -, também vai sediar a 3ª Rodada de Compartilhamento de Softwares da Administração Pública no dia 28 de agosto, no período da manhã e à tarde.

A maioria das soluções que serão apresentadas durante esse evento estão disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br), administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

A 3ª Rodada de Compartilhamento vai apresentar soluções tecnológicas com o objetivo de despertar o interesse de usuários e possíveis colaboradores. As soluções livres possibilitam a cooperação dos usuários na resolução dos problemas, assim como na evolução qualitativa da ferramenta.

Esse é o objetivo do Portal do Software Público Brasileiro, lançado em 2007 no Fórum Internacional de Software Livre. Essa iniciativa inaugurou um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública, compartilhando soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.

O seu objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. O acesso ao código fonte dos softwares disponibilizados no portal é livre, mediante cadastramento. Para disponibilizar soluções do setor público é preciso entrar em contato por meio do e-mail guialivre@planejamento.gov.br .

As Rodadas acontecem. As soluções livres apresentadas podem ser compartilhadas com a esfera governamental, academia e sociedade, de forma imediata porque durante o evento os participantes terão acesso aos códigos, à documentação e ao ambiente de desenvolvimento colaborativo.