Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comitiva sul-africana vem ao Brasil conhecer ações do Planejamento

Notícias

Comitiva sul-africana vem ao Brasil conhecer ações do Planejamento

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Compras governamentais, software público e ações de Governo Eletrônico são apresentadas

Brasília, 07/10/13 – Uma delegação com membros da Comissão do Serviço Público da África do Sul esteve reunida no Ministério do Planejamento (MP) na tarde desta segunda-feira, 07. Em missão oficial, eles visitaram a Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação (SLTI) para trocar experiências sobre compras governamentais, lei de acesso à informação, software público e Governo Eletrônico (e-GOV).

A secretária de Logística e Tecnologia da Informação, Loreni Foresti, recebeu a comitiva e explicou como funcionam os programas em que eles estavam interessados. “Existe, inclusive, um projeto piloto para aquisição conjunta de bens comuns a todos os órgãos da Esplanada, adiantou a secretária, referindo-se ao projeto da Central de Contratações Públicas.

Omano Edigheji, da delegação sul-africana, explicou que a Comissão do Serviço Público da África do Sul reúne 120 departamentos governamentais de 3 esferas de governo e é responsável pelas redes anticorrupção do país, entre outras iniciativas. Uma das dúvidas levantadas durante a reunião foi se o Ministério do Planejamento é quem autoriza as compras e contratações do Governo Federal. “Nós normatizamos e estabelecemos diretrizes, mas cada órgão tem seu próprio orçamento e autonomia para gerir esses recursos, explicou Loreni Foresti.

Além da secretária, o ministério foi representado por Luis Felipe Coimbra Costa, diretor do departamento de sistemas de informação; Jacob Junior, diretor departamento de serviços de rede; Fernanda Hoffmann Lobato, do departamento de Governo Eletrônico; José Antônio de Aguiar Neto, do Departamento de Suporte à Gestão do Sistema de Transferências Voluntárias da União; entre outros.

Já a comitiva sul-africana foi composta pelo Dr Omano Edigheji (PhD), Mr DS Mkhwanazi, Public Service Commissioner, Ms LV Sizani, Public Service Commissioner, Mr JP van der Merwe, Chief Director: Monitoring and Evaluation, Ms NC Madonda, Deputy-Director: Programme Evaluation, Khepi Shole- Associate Resident Representative, e pela representante do PNUD, Juliana Wenceslau.