Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Comissão do BUG trabalha até março

Notícias

Comissão do BUG trabalha até março

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 20/1/2000 - Até a primeira quinzena de março continuará em funcionamento o aparato que o governo federal montou durante o ano de 1999 para evitar problemas nos sistemas computadorizados na virada do ano, fenômeno conhecido como Bug do Milênio. Segundo Solon Lemos Pinto, da Comissão Coordenadora do Programa Ano 2000, a Comissão está acompanhando principalmente o processamento de folhas de pagamento, para ter certeza de que não haverá falhas nos dois primeiros meses do ano. Quem ainda precisar tirar dúvidas pode entrar em contato com o Programa Ano 2000 através do telefone 0800-610600. Ou, se preferir, visitar a página www.a2000.gov.br  na Internet, onde o programa mantém informações atualizadas sobre o que está acontecendo nos sistemas de computação no Brasil e no resto do mundo.

 

“As atenções do programa se voltam agora para os sistemas de informação, que passaram a ter seus ciclos a partir do dia 1º de janeiro. Esses ciclos podem ser diários, semanais, quinzenais, mensais, semestrais e até anuais. O que significa isso? Por exemplo, as folhas de pagamento pagas em janeiro na verdade foram processadas em dezembro. O mesmo ocorre com os balancetes financeiros, toda a parte de faturamento, etc. Então o grande teste para elas acontece agora. Há também o problema do ano bissexto, um episódio a rigor não previsto, pois o ano 2000 não seria um ano bissexto, normalmente. Então isso requer um cuidado adicional. Por isso a atuação do programa se estenderá até o mês de março. Só com uma avaliação durante os meses de janeiro e fevereiro teremos certeza de que não haverá mais riscos ao longo do tempo, informa Solon.  

 

O coordenador do Programa Ano 2000 recomenda cautela nos procedimentos para não perder o sincronismo do calendário na virada do dia 28 para 29 de fevereiro, e de 29 de fevereiro para primeiro de março. Solon explica que se os programas não reconhecem que 2000 é ano bissexto pode antecipar, por exemplo, o vencimento de prestações.