Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Capacitação sobre compras governamentais lota auditórios do Planejamento

Notícias

Capacitação sobre compras governamentais lota auditórios do Planejamento

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Evento sobre pesquisa de preços foi transmitido online para atender a todos os interessados 

O Ministério do Planejamento recebeu, nesta quinta-feira (31), servidores da Administração Pública Federal para participar de capacitação a respeito da Instrução Normativa nº 5, de 27 de junho de 2014. A norma traz orientações para a realização das pesquisas de preços necessárias antes da aquisição de bens e contratação de serviços em geral. 


Foto: Ilkens Souza/Divulgação

Foram mais de 900 inscritos. Como os dois auditórios do ministério comportam somente 285 pessoas o evento foi transmitido online para os demais interessados. 

“Estamos aqui para apresentar a instrução normativa e também para recolher insumos dos gestores de logística para aprimorar essa pesquisa de preços, explicou Ana Maria Vieira Neto, diretora de Logística do Ministério do Planejamento. 

A gravação do evento será disponibilizada na página eletrônica do Portal de Compras Governamentais. 

A Instrução Normativa

Uma das novidades trazidas pela IN 5 é afastar a necessidade de realizar a pesquisa de preços junto a três fornecedores. De acordo com a instrução, o procedimento pode ser realizado no Portal de Compras Governamentais, em mídias especializadas e também em contratações similares realizadas por outros entes públicos que ainda estejam em execução ou tenham sido concluídas nos 180 dias anteriores. 

“Esse prazo é flexível. No caso de itens de computação, por exemplo, seis meses é demasiado para que um produto deixe de ser novidade. E os preços mudam bastante, explicou Ana Maria.  

Mais informações sobre a instrução normativa e também sobre compras e contratações governamentais podem ser acessadas no Portal de Compras do Governo Federal.